Cuidado com a testosterona - hormônio que causou mudanças em bebê por contato

Foto: Envato Elements

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 14/07/2025, às 15h09

Uma bebê de 10 meses apresentou alterações nas partes íntimas após contato com testosterona usada pelo próprio pai. O caso aconteceu na Suécia e envolveu uma situação comum nos cuidados com recém-nascidos: o contato pele a pele, quando a criança é colocada diretamente sobre o peito nu de um adulto.

Segundo reportagem do jornal sueco Göteborgs-Posten, o pai fazia uso de um gel de reposição hormonal à base de testosterona. Após aplicar o produto no corpo, ele costumava segurar a filha sem roupas, o que acabou expondo a menina a níveis elevados do hormônio.

O que é testosterona?

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, produzido nos testículos e nas glândulas suprarrenais. Ela é responsável por características como:

  1. Engrossamento da voz;
  2. Crescimento de pelos; e
  3. Aumento dos genitais na puberdade.

Além disso, influencia no desejo sexual, produção de esperma, força muscular e saúde dos ossos. Nas mulheres, a testosterona também é produzida em menor quantidade e atua na saúde óssea, muscular e reprodutiva.

Com o tempo, os pais notaram mudanças no corpo da filha. O clitóris aumentou de tamanho e os lábios vaginais começaram a se fechar. Após exames, médicos identificaram que a exposição ao hormônio foi a causa das alterações. Quando o pai passou a usar o gel com mais cuidado, os efeitos começaram a regredir.

Jovanna Dahlgren, professora e especialista em endocrinologia pediátrica no Hospital Universitário Sahlgrenska, contou que esse não foi um caso isolado. Segundo ela, há pelo menos seis episódios semelhantes envolvendo crianças que tiveram contato acidental com hormônios usados por adultos.

Em outro caso relatado pela médica, um menino desenvolveu mamas após contato com um creme de estrogênio usado pela mãe. Ela destacou que muitas pessoas não entendem o quanto esses tratamentos são potentes e alertou para os riscos da exposição indireta.

No Reino Unido, autoridades de saúde já exigem que as embalagens de géis hormonais, como esse de testosterona, tragam avisos sobre a importância de lavar as mãos após o uso e evitar o contato com crianças, como forma de prevenir esse tipo de situação. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias