Adobe Stock
Por Aramis Merki II, dA Broadcast
[email protected]São Paulo, 14/07/2025 - Os nascidos entre 1997 e 2010, a chamada Geração Z, estão se tornando o principal mercado consumidor global. Com seus hábitos digitais de compras, estão forçando as empresas a repensarem produtos e modelos de negócios, aponta relatório da gestora de patrimônio suíça Lombard Odier.
Além de altamente conectada, a Geração Z usa a tecnologia para tomar decisões. A Lombard Odier cita dado da Salesforce de que 52% dos jovens adultos confiam nas ferramentas tecnológicas para fazer escolhas. Ainda, a agência American Express Travel aponta que 83% da Geração Z e dos "Millennials" (nascidos entre 1981 e 1996) veem utilidade na inteligência artificial para reservas de viagens, em comparação com 64% da Geração X (de 1965 a 1980) e "Baby Boomers" (de 1946 a 1964).
"Telefones celulares, computadores e conexão à internet se tornaram 'bens essenciais' geracionais e criaram fluxos de receita estáveis para as empresas", afirma o texto assinado por Gosia Eggimann, analista de ações da Lombard Odier. Os avanços tecnológicos e a adoção acelerada pelas gerações mais novas são benéficas para empresas de telecomunicações e tecnologia, aponta.
As plataformas de compras online são a principal forma que a Geração Z usa para comprar produtos relacionados à moda. Além disso, eles buscam inspiração para compras e informações por meio de redes sociais, transmissões ao vivo e vídeos curtos, segundo pesquisa da agência OctoPlus Media.
As redes sociais são a maior influência no comportamento de compra relacionado à moda para 56% desta geração, segundo números da PwC. No consumo de tecnologia, influenciam 42%, de viagens, 31%, e de alimentos, 26%.
As receitas no mercado de e-commerce devem chegar a US$ 4,3 trilhões em 2025, segundo o banco de dados Statista. China e Estados Unidos devem impulsionar dois terços do e-commerce global. O relatório destaca, no entanto, que a Índia deve crescer no e-commerce mais rapidamente, a 19% ao ano, conforme dados do governo indiano.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.