Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

MS firma parceria para construção do primeiro hospital inteligente do SUS

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Parceria entre o Ministério da Saúde e a USP prevê que o início das atividades do novo hospital  deverá ocorrer no fim de 2027 - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Parceria entre o Ministério da Saúde e a USP prevê que o início das atividades do novo hospital deverá ocorrer no fim de 2027
Emanuele Almeida
Por Emanuele Almeida

Publicado em 17/11/2025, às 09h19

São Paulo, 17/11/2025 - O Ministério da Saúde (MS) firmou acordo para a construção do Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), o primeiro hospital inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS). O início das atividades está previsto para o fim de 2027.

A parceria com a USP e o Estado de São Paulo foi consolidada na última sexta-feira (14) e estabelece a concessão do terreno pelo governo estadual, além de concluir as etapas finais do pedido de investimento do Ministério da Saúde ao Banco do BRICS para viabilizar o projeto, no valor de R$ 1,7 bilhão.

Leia também: Brasil terá primeiro hospital público inteligente com tecnologia de ponta

A rede nacional de serviços de medicina de alta precisão do SUS integra o Programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde, que visa a expandir a atenção especializada no País.

Além do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o MS implementará uma rede nacional de serviços de saúde de alta precisão e planeja a instalação de 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) nas cinco regiões do País e a modernização de unidades de excelência no Rio de Janeiro.

A idealizadora do projeto do Hospital Inteligente de Urgência e Emergência, a professora titular de Emergências da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ludhmila Hajjar, ressaltou em nota a importância da criação de hospitais inteligentes no País. "O paciente grave, de emergência, é o que mais se beneficia dessas tecnologias, que reduzem o tempo e que vão instituir terapias personalizadas. Esse hospital dá um salto para a medicina de precisão, centrada no paciente", acrescenta.

Histórico

Em março deste ano, o ministro da saúde, Alexandre Padilha apresentou a proposta para a implementação da rede nacional de serviços inteligentes junto ao Banco dos Brics. Em julho, o pleito foi anunciado pela presidência da instituição financeira. 

Em outubro, o MS firmou acordos de cooperação tecnológica com instituições chinesas e os acrescentou em apresentação ao BRICS, para reforçar o apoio. A missão técnica do banco da instituição financeira já visitou o local idealizado para a construção do novo instituto. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias