Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]Durante o inverno, o ar frio e seco pode deixar a pele seca, áspera e até com rachaduras. Além disso, fatores como roupas de lã e o uso de lareiras contribuem para que a pele perca ainda mais umidade.
Segundo informações da Harvard Health Publishing, é possível evitar esses problemas com cuidados simples e eficazes no dia a dia. Confira 6 dicas:
Hidratantes mais espessos costumam ser mais eficazes. A parte inferior das pernas e as mãos são regiões que costumam ressecar mais e merecem atenção especial. A dica é secar a pele com batidinhas e aplicar o hidratante logo em seguida.
O uso de umidificadores ajuda a manter a umidade no ar, o que já contribui para proteger a pele. Porém, o cuidado mais importante é aplicar hidratante com frequência, especialmente após o banho, quando a pele continua úmida. Isso ajuda a manter a hidratação e suaviza a pele.
Não é só o rosto e os braços que sofrem com o frio, o couro cabeludo também pode ressecar e causar caspa, algo comum nessa época do ano. A boa notícia é que isso pode ser tratado facilmente com um xampu anticaspa adequado.
Lábios rachados são muito comuns no frio. O uso de bálsamos labiais vendidos em farmácias é uma forma simples e eficiente de evitar e tratar esse ressecamento. Não há provas de que esses produtos causem dependência.
Luvas ajudam a proteger as mãos das baixas temperaturas. Em casos como a síndrome de Raynaud, manter os dedos aquecidos é essencial para evitar dor e garantir o bom funcionamento da circulação. Isso também ajuda na saúde das unhas.
Segundo os especialistas da Harvard Health, não existe evidência de que produtos mais caros sejam melhores. O mais importante é escolher um que funcione para sua pele. Hidratantes com alfa-hidroxiácidos, como o ácido lático ou glicólico, podem ser mais eficazes na retenção da umidade.
Com essas dicas simples, é possível manter a pele saudável mesmo durante os meses mais frios do ano. O segredo está em manter a hidratação em dia, proteger-se do frio e escolher os produtos certos para sua pele.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.