Envato
Por William Miron, da Broadcast
redacao@viva.com.brSão Paulo, 21/10/2025 - Pesquisa feita pela Ipsos em parceria com a Fine Research aponta que a classe médica tem percepção negativa em relação aos planos de saúde, embora esses convênios respondem por 75% do tempo de atendimento feito em clínicas.
No levantamento, apenas 18% dos entrevistados demonstram estar satisfeitos com o atendimento das operadoras, enquanto 42% expressaram insatisfação. Quanto ao nível de confiança, 5% disseram que confiam muito, 33% confiam, 22% confiam um pouco e 28% desconfiam muito.
Leia também: Saiba quais são os prazos máximos para exames e consultas em planos de saúde
Para a Ipsos, a percepção dos serviços oferecidos pelos convênios evidencia a necessidade de melhorias no setor, tanto para profissionais, quanto para pacientes.
A pesquisa mostrou, ainda, que os profissionais enxergam a regulamentação e o uso de tecnologias como fundamentais para enfrentar obstáculos como altos custos e fraudes, mas que a acessibilidade continua a ser a maior preocupação dos profissionais em relação ao setor. Entre os médicos entrevistados, 74% não acreditam que os planos de saúde se tornarão mais acessíveis.
Em relação ao futuro desse segmento, 53% acreditam que será incerto e desafiador, 32% disseram que ele depende de uma regulação eficaz e 28% avaliam que a tecnologia terá um papel fundamental na resolução das fraudes. Outros 7% disseram que os planos de saúde devem se tornar mais acessíveis.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe