Saiba quais são os prazos máximos para exames e consultas em planos de saúde
Foto: Envato Elements
30/07/2025 | 08h12
São Paulo, 30/07/2025 - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou na terça-feira uma lista completa reforçando os prazos para atendimento em consultas, exames, tratamentos e atendimento emergencial realizados por planos de saúde a seus usuários. A lista foi divulgada após publicações em redes sociais afirmarem, erroneamente, alterações nesses prazos.
Segundo o órgão do Ministério da Saúde, a garantia de prazo de atendimento diz respeito ao tempo máximo para que o procedimento seja efetivamente realizado, conforme previsto na RN 566/2022. "Assim, prazos como consulta com clínico geral em até 7 dias úteis ou procedimentos de alta complexidade em até 21 dias úteis permanecem inalterados", informa a nota.
Esses critérios são válidos apenas após o fim do período de carência estipulado no momento de contratação dos planos de saúde.
Confira os prazos máximos para atendimento em plano de saúde
No início deste mês, a ANS também deu início à vigência de uma nova regra que amplia a regulamentação sobre solicitações de cobertura assistencial e não assistencial, estabelecendo prazos de resposta, melhora os canais de atendimento e incentivos para operadoras que cumprirem metas de qualidade.
Segundo a pasta, essa regulamentação não altera os prazos de atendimento a exames e consultas mencionados acima, mas sim o tempo que as operadoras têm para apresentar respostas conclusivas às demandas dos beneficiários, como autorizações de procedimentos e outras solicitações.
Canais de comunicação com a ANS
- Disque ANS (0800 701 9656): atendimento telefônico gratuito, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h, exceto feriados nacionais;
- Formulário eletrônico Fale Conosco na Central de Atendimento ao Consumidor;
- Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800 021 2105;
- Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do país. Confira aqui as unidades com atendimento presencial e faça o agendamento online.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
