Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 11/09/2025 -Para quem vive com a rotina apertada e não consegue encaixar longas sessões de academia, uma boa notícia: apenas 15 minutos de caminhada rápida por dia podem trazer benefícios expressivos para a saúde e para a longevidade.
É o que revela uma pesquisa publicada no Science Daily, conduzida por especialistas da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos.
Leia também: O segredo dos japoneses para viver mais pode estar nesta simples caminhada
A recomendação tradicional de saúde pública sugere que adultos realizem 150 minutos semanais de atividade física moderada para reduzir o risco de doenças crônicas.
Porém, segundo os autores do estudo, mesmo quem não alcança essa meta pode obter ganhos significativos ao caminhar diariamente em ritmo acelerado.
Leia também: Quer viver melhor depois dos 60? Conheça a caminhada 6-6-6 e seus benefícios
Os pesquisadores acompanharam quase 85 mil participantes, em sua maioria pessoas negras e de baixa renda, recrutados entre 2002 e 2009. Após responderem questionários detalhados sobre:
Os voluntários foram monitorados por cerca de 16 anos. A análise, iniciada em 2023, revelou resultados surpreendentes.
De acordo com os dados, pessoas que caminharam rápido por pelo menos 15 minutos diários apresentaram redução de quase 20% no risco de morte precoce.
Leia também: 7 hábitos para fortalecer a espiritualidade após os 50 anos
Já os que caminhavam lentamente por mais de três horas ao dia tiveram apenas 4% de redução. Para os pesquisadores, a intensidade do movimento parece ser determinante para os benefícios.
Entre as vantagens de manter uma rotina de caminhadas rápidas estão o:
Estudos recentes também associam o hábito à diminuição da probabilidade de desenvolver demência e declínio cognitivo.
Outro ponto destacado pelos especialistas é a relação da caminhada com a saúde do coração e da pressão arterial.
O esforço físico regular ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, contribui para a redução do colesterol e diminui a chance de arritmias, insuficiência cardíaca e diabetes tipo 2.
Para alcançar o ritmo adequado, a recomendação é simples: se a pessoa consegue conversar, mas não cantar enquanto caminha, significa que está na intensidade correta.
Manter uma boa postura, com ombros alinhados e braços em movimento coordenado com as pernas, também potencializa os efeitos e evita dores musculares.
Além da prática física, especialistas sugerem integrar técnicas de respiração consciente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, o que pode auxiliar no controle da pressão arterial.
Leia também: Caminhada: estudo mostra que 7 mil passos por dia reduzem os sintomas da depressão
O estudo reforça que qualquer atividade física é melhor do que nenhuma. No entanto, para quem busca resultados mais rápidos e eficazes, investir em pelo menos 15 minutos diários de caminhada acelerada pode ser um dos caminhos mais acessíveis e eficientes para uma vida mais saudável e maior longevidade.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.