Ureia alta: fadiga e falta de apetite podem indicar problema renal silencioso
Freepik
18/01/2026 | 15h08
São Paulo, 18/01/2026 - Fadiga e falta de apetite podem parecer sintomas leves, mas merecem atenção. Esses sinais podem indicar ureia alta no sangue, condição que ocorre quando os rins não filtram o sangue adequadamente.O acúmulo de toxinas pode evoluir silenciosamente e, em casos mais graves, causar náuseas, vômitos, inchaço, alterações urinárias e confusão mental, exigindo avaliação médica imediata.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), mais de 170 mil brasileiros fazem diálise atualmente, número que cresce a cada ano. O exame de ureia é simples e essencial para identificar alterações na função renal, sendo geralmente avaliado com a creatinina e a taxa de filtração glomerular (TFG).
Leia também: A obesidade vai contra a longevidade: médicos explicam riscos para os 50+
O que causa a ureia alta
A ureia é produzida no fígado e eliminada pelos rins. Quando seus níveis aumentam, pode ser sinal de:
- Doenças renais agudas ou crônicas;
- Desidratação;
- Consumo excessivo de proteínas;
- Pressão alta e diabetes não controlada;
- Uso de medicamentos sem orientação médica.
Pessoas 60+ devem ficar atentas
O risco de ureia alta aumenta com a idade. Entre pessoas acima de 60 anos, o acúmulo de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, eleva a chance de complicações renais. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019), 3,1% dos brasileiros com 75 anos ou mais relataram diagnóstico de insuficiência renal crônica.
Leia também: Brasil bate recorde de transplantes, mas ainda tem 78 mil pessoas na fila
Como prevenir a ureia alta
- Beba bastante água ao longo do dia;
- Mantenha uma alimentação equilibrada, com menos sal e proteínas animais;
- Evite alimentos ultraprocessados e o uso de medicamentos por conta própria;
- Pratique atividade física regularmente;
- Faça exames de sangue e urina periodicamente;
- Controle doenças como hipertensão e diabetes.
Como realizar o exame
- Para fazer o exame sem custo, a melhor opção é visitar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou um Posto de Saúde que esteja próximo de sua casa;
- Se optar por um atendimento particular, busque um laboratório de análises clínicas que, geralmente, não exige agendamento para a coleta de amostras;
- Alguns desses serviços também oferecem a opção de coleta em domicílio, sendo imprescindível ter uma solicitação médica;
- Em situações mais sérias, é recomendável consultar um nefrologista diretamente.
O exame da ureia alta é realizado por meio de uma simples amostra de sangue retirada de uma veia do braço, que é enviada a um laboratório para determinar a quantidade de ureia (um resíduo do metabolismo das proteínas) e avaliar a função dos rins e do fígado. É comum que o paciente precise ficar em jejum por algumas horas, além da realização da análise em conjunto com a creatinina para obter um diagnóstico mais completo.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
