Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Viva Responde tira dúvidas sobre diferentes tipos de dor nas costas

Bianca Bibiano
Por Bianca Bibiano bianca.bibiano@viva.com.br

Publicado em 15/10/2025, às 10h59

São Paulo, 14/10/2025 - O Viva Responde, programa de perguntas e respostas do Portal Viva, tira dúvidas sobre como tratar diferentes tipos de dor nas costas. Nesta semana, entrevistamos o médico ortopedista Ricardo Kobayashi, que é professor da pós-graduação na Universidade de São Paulo e um dos maiores especialistas do tema da dor no País.
No vídeo acima, ele responde especificamente a três dúvidas que chegaram dos nossos leitores sobre tratamento de dor causada por casos de hérnia, de inflamação no ciático e de escoliose.
O leitor Neidison Rodrigues contou que tem dores causadas por hérnias e que quando está muito ansioso, estressado e até triste os incômodos aumentam. Segundo o especialista, isso acontece porque o estímulo da dor é interpretado no cérebro e é afetado por questões emocionais, falta de ânimo e até mal funcionamento do intestino.
Isso mostra a importância de ter um estilo de vida bom e não imaginar que é a apenas a cirurgia que vai resolver o problema."
A segunda pergunta é da leitora Maildes Dias, que escreveu por e-mail pedindo recomendações sobre como tratar uma dor incapacitante causa por inflamação no ciático. Sobre isso, Kobayashi esclarece a dor na lombar é o principal fator de incapacidade física no mundo, especialmente quando acomete pessoas mais ativas.
"A frustração de não poder se movimentar impacta no sistema de dor. Por isso é importante fazer um tratamento não apenas para sumir com ela, mas melhorá-la".
Outro tema abordado no vídeo é o uso de adevisos para tratar dores, em especial da escoliose. O médico observa que existem dois tipos de adevisos, mas que, de modo geral, o tratamento tópico tem evidências na literatura e pode beneficiar o tratamento de dor.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias