Anatel e Unesco lançam projeto voltado à inserção digital de idosos

Divulgação - Anatel

A ideia é reduzir o número de idosos que, mesmo tendo acesso, não utiliza a internet - Divulgação - Anatel
A ideia é reduzir o número de idosos que, mesmo tendo acesso, não utiliza a internet
Por Felipe Cavalheiro felipe.cavalheiro@viva.com.br

Publicado em 17/09/2025, às 18h20

São Paulo, 17/09/2025 -- A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) iniciam esta semana uma série de oficinas com organizações ligadas a tecnologia e idosos a fim de compreender os desafios enfrentados por esse público para maior presença no ambiente online. As atividades ocorrerão em sete capitais situadas nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

Leia também: USP desenvolve recomendações para aumentar inclusão digital de pessoas idosas

A iniciativa, intitulada Práticas que Conectam: Compartilhando Soluções para a Inserção Digital de Pessoas 60+, foi lançada de forma virtual nesta segunda-feira (15/09) com a presença do presidente da Anatel, Carlos Baigorri, da superintendente de Relações com Consumidores, Cristiana Camarate; da chefe da Assessoria Internacional, Andrea Grippa; do coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Soares, além de instituições que participarão das oficinas, além das facilitadoras e de servidores da Agência.

Oficinas

Segundo Cristiana Camarate, as oficinas contarão com mais de 100 instituições que estão no dia a dia dos idosos, o que auxiliará no entendimento das dores enfrentadas por eles. “A primeira etapa é a de diagnóstico para, a partir daí, desenvolvermos novos trabalhos, trabalhos concretos, que gerem mais benefícios para a sociedade brasileira, para os 60+, para que eles de fato se conectem de forma segura, de forma tranquila, intencional”, afirmou a superintendente. Cristiana destacou a percepção de que os idosos respondam por boa parte do percentual de pessoas que, mesmo tendo acesso à internet (20% a 25%, dependendo do estudo), não a utilizam, e de que as oficinas permitirão comprovar essa ideia de forma mais concreta.

Adauto Soares observou que uma vez que as diversas barreiras enfrentadas pelos idosos sejam superadas - dificuldades técnicas e interfaces pouco amigáveis, por exemplo -, a tecnologia é capaz de se tornar uma ferramenta poderosa para manter contato com a família, se informar, aprender e participar ativamente da sociedade. “Com esse projeto conjunto entre a Unesco e a Anatel, queremos garantir que o futuro digital seja construído com todos e todas e isso só será possível se valorizarmos a experiência, a voz e as necessidades daqueles que ajudaram a construir a sociedade em que vivemos hoje”, ressaltou o coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil.

Andrea Grippa, da Anatel e também diretora nacional do projeto, destacou que a parceria com a Unesco amplamente desejada e esperada, e que deve trazer resultados bastante positivos para a sociedade brasileira.

As oficinas ocorrerão nos dias 16 de setembro em Goiânia (GO) e em Manaus (AM); 18 de setembro em Porto Alegre (RS); 23 de setembro em Belo Horizonte (MG); 24 de setembro em Salvador (BA). 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias