Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Atualização do aplicativo Gov.br facilita uso por pessoas com deficiência

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O aplicativo agora conta com mais tentativas para a realização da biometria facial; segundo o governo, o Gov.br tem  mais de 170 milhões de usuários - Marcello Casal Jr / Agência Brasil
O aplicativo agora conta com mais tentativas para a realização da biometria facial; segundo o governo, o Gov.br tem mais de 170 milhões de usuários
Felipe Cavalheiro
Por Felipe Cavalheiro felipe.cavalheiro@viva.com.br

Publicado em 12/11/2025, às 13h43

São Paulo, 12/11/2025 - O aplicativo unificado para os serviços do Governo, o gov.br, recebeu uma nova atualização especialmente voltada à acessibilidade de Pessoas com Deficiência. A iniciativa foi divulgada nesta terça-feira, 11, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Um exemplo são os leitores de tela para pessoas com alguma limitação visual. A partir de agora, o gov.br dará instruções em voz alta para entrada de dados de contato na área de dados pessoais. “Isso facilitará o preenchimento dessas informações, possibilitando que essas pessoas alterem informações de contato de forma simplificada”, explica a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna  Roncaratti.

Leia também: Aprenda como aumentar o nível de sua conta no Gov.br

Outra mudança está na biometria facial. O número de tentativas de reconhecimento do rosto subiu de 5 para 8. O aplicativo conta com novas funcionalidades, como alterar a senha e métodos de acesso, que antes só podiam ser feitos pelo site. 

Atualmente, o aplicativo gov.br tem mais de 170 milhões de usuários. Segundo o ministério, os serviços mais usados foram:

  • Meu INSS
  • Meu SUS Digital
  • Enem
  • Fies
  • Carteira de Trabalho Digital 
  • Carteira Digital de Trânsito.

Em caso de dúvidas com relação às mudanças, as pessoas podem acessar o gov.br/conta ou falar com um técnico da SGD pelo gov.br/atendimento.

* Estagiário sob supervisão de Claudio Marques

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias