Marcello Casal Jr / Agência Brasil
São Paulo, 12/11/2025 - O aplicativo unificado para os serviços do Governo, o gov.br, recebeu uma nova atualização especialmente voltada à acessibilidade de Pessoas com Deficiência. A iniciativa foi divulgada nesta terça-feira, 11, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Um exemplo são os leitores de tela para pessoas com alguma limitação visual. A partir de agora, o gov.br dará instruções em voz alta para entrada de dados de contato na área de dados pessoais. “Isso facilitará o preenchimento dessas informações, possibilitando que essas pessoas alterem informações de contato de forma simplificada”, explica a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti.
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Outra mudança está na biometria facial. O número de tentativas de reconhecimento do rosto subiu de 5 para 8. O aplicativo conta com novas funcionalidades, como alterar a senha e métodos de acesso, que antes só podiam ser feitos pelo site.
Atualmente, o aplicativo gov.br tem mais de 170 milhões de usuários. Segundo o ministério, os serviços mais usados foram:
Em caso de dúvidas com relação às mudanças, as pessoas podem acessar o gov.br/conta ou falar com um técnico da SGD pelo gov.br/atendimento.
* Estagiário sob supervisão de Claudio Marques
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