Reprodução
Publicado em 07/08/2025, às 17h15 - Atualizado em 08/08/2025, às 08h02
São Paulo, 07/08/2025 - O primeiro Viva Responde, seu programa de perguntas e respostas do Portal Viva, tira dúvidas sobre a biometria facial do empréstimo consignado, para segurados do Instituto Social do Seguro Social (INSS). As perguntas foram feitas por internautas nos comentários da reportagem sobre as dificuldades que os aposentados e pensionistas enfrentam para realizar o desbloqueio pelos canais oficiais do INSS.
Leia também: É beneficiário do INSS e tem dificuldade com biometria? Saiba o que fazer
Entenda, de uma vez por todas, com as dicas de Guilherme Nunes, gerente de clientes no Banco Mercantil, a importância da biometria facial do INSS e como desbloquear as operações de crédito.
Primeiro, Nunes reforça que a biometria é um componente de segurança importante para evitar fraudes, como a que ocorreu meses atrás. "Todo esse bloqueio aconteceu para aumentar a segurança dos beneficiários. Ter o rosto cadastrado em uma das bases do governo é para que o aposentado tenha mais segurança e evite fraudes em seu benefício do INSS", explica.
Mas aposentados como o Max encontraram no meio do processo mensagens de erro no sistema. O especialista respondeu à dúvida do leitor do Viva, explicando que é uma sobrecarga nos sistemas do INSS, pela alta demanda que os computadores do governo vêm recebendo desde o bloqueio, lá em 23 de maio.
A situação fica ainda mais complicada para leitores como o Célio, que é estrangeiro e não tem título de eleitor. A recomendação é que ele procure cadastrar a face em pelo menos uma base oficial do governo brasileiro. "A gente oriente que seja a do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é a mais completa, mas há também a base da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a da identidade (RG)".
Por sua vez, o Gilberto reclamou do tempo para concluir a operação, que no meio do caminho retorna uma mensagem de "tempo esgotado". Nesse caso, Guilherme Nunes pede que repita a operação e tente escolher horários que não sejam de pico, ou seja, o horário comercial, de 9h às 18h. "Tente fazer esse desbloqueio em períodos bem no início da manhã, onde o sistema está menos carregado, ou a partir das 20h, para taxa de sucesso maior".
Também os leitores trocaram dicas nos comentários da reportagem, como o Davi, que indicou fazer o cadastro em um ambiente claro e com boa iluminação. "Também é fundamental que o aposentado não use óculos na hora de fazer essa biometria", completa Nunes.
Assista agora ao vídeo completo:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.