Foto: Envato Elements
Por Joyce Canele
[email protected]O WhatsApp conta com um recurso pouco conhecido que pode ajudar a recuperar espaço no celular, como se o aparelho ganhasse uma “memória nova”.
Muita gente acredita que isso se resolve esvaziando uma suposta lixeira do aplicativo, mas essa lixeira, na verdade, não existe. O que realmente pode fazer diferença é atualizar o backup após limpar arquivos antigos.
De acordo com a central de ajuda do WhatsApp, quando um chat ou arquivo é excluído, ele some do celular, mas continua ocupando espaço até que um novo backup seja feito.
O histórico de conversas não fica armazenado nos servidores do app, e sim no Google Drive, no caso de aparelhos Android, ou no iCloud, para usuários de iPhone.
Para quem deseja liberar espaço e melhorar o desempenho do celular, é possível apagar arquivos e conversas dentro do próprio aplicativo.
Antes de fazer isso, é recomendável salvar o que for importante. Como não há uma lixeira para recuperar itens apagados, a criação de um novo backup é essencial para garantir que apenas o que sobrou será mantido.
Vale lembrar que esse processo não apaga os grupos nem remove ninguém deles. As conversas continuam listadas na tela inicial do aplicativo e podem ser recuperadas, desde que um backup anterior à limpeza tenha sido feito. Caso um novo backup seja criado depois da exclusão, não será mais possível recuperar o histórico antigo do WhatsApp.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.