Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Longevidade: veja 5 aplicativos que ajudam idosos a cuidar da saúde

Envato

Aplicativos de saúde, exercícios e acessibilidade digital auxiliam o bem-estar e independência funcional - Envato
Aplicativos de saúde, exercícios e acessibilidade digital auxiliam o bem-estar e independência funcional
Por Bárbara Ferreira

28/01/2026 | 16h14

São Paulo, 28/01/2026 - Ferramentas digitais, como celulares e tablets, podem auxiliar pessoas idosas a se cuidarem. A especialista em gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Andressa Chodur, defende que a longevidade precisa se apoiar na participação social, qualidade de vida e autonomia. Com isso, a tecnologia é um pilar do monitoramento da saúde.

Os dispositivos tecnológicos também favorecem a participação social que contribui para a sensação de pertencimento, um fator super importante para percepção de qualidade de vida na longevidade”, pontuou.

Leia também: 5 apps essenciais para organizar seu 2026 com produtividade

Os aplicativos também são importantes para diminuir o isolamento social das pessoas idosas, segundo Chodur. Ao VIVA, ela citou como exemplo o período pandêmico, em que “através das videochamadas, das reuniões online, teleconferências, esse distanciamento social pode ser minimizado”, disse. 

Essa facilidade de acesso pode se estender às teleconsultas e teletendimentos. Dessa forma é possível monitorar dados de saúde do paciente como qualidade de sono, batimentos, nível de atividade física. “Também promove uma maior independência funcional à pessoa”, explicou a médica. 

A gerontologista solecionou aplicativos de celular que recomenda a seus pacientes. Segunda ela, nenhum app substitui de forma alguma o acompanhamento médico e profissional, mas auxilia no dia a dia. São eles:

  • Idoso Ativo: oferece exercícios físicos de baixo impacto;
  • Medsafe: oferece dados vitais importantes para o monitoramento de saúde do paciente idoso;
  • Headspace: aplicativo de meditação para estimulação ou reabilitação cognitiva;
  • Lumosity: jogos de treinamento cerebral de acordo com a necessidade do paciente;
  • CPqD Alcance: para acessibilidade digital, torna o celular mais acessível à pessoa idosa, com melhora de contraste, tamanho das letras, e diminuição do número de informações disponíveis.

Os aplicativos mencionados estão disponíveis em IOS ou Android.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias