Envato
Por Felipe Cavalheiro
redacao@viva.com.brSão Paulo, 04/08/2025 - Durante as quintas-feiras do mês de agosto, o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) oferecerá quatro minicursos online, com foco na acessibilidade digital. As aulas são uma continuação da iniciativa Todos na Web, evento realizado em junho deste ano, e segue como temática a norma ABNT NBR 17225, que criou novas diretrizes para os conteúdos acessíveis em sites.
Os minicursos serão transmitidos das 9h às 12h, no canal de YouTube do NIC.br e contarão com audiodescrição, libras e estenotipia. O Ceweb.br também emitirá certificados de participação para quem frequentar as aulas e estiver inscrito no site do Todos na Web.
Leia também: STF julga responsabilidade das redes sociais; entenda o marco civil da internet
A iniciativa foi feita em conjunto do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Embaixada Britânica e a Secretaria de Governo Digital. Além dos minicursos; o gerente do Ceweb.br|NIC.br, Vagner Diniz, antecipa que novas ações para incentivar a adoção da norma estão por vir “Além das capacitações, vamos lançar uma cartilha e uma série de vídeos sobre a norma, dentre eles, um videocast com especialistas em acessibilidade digital para explicar como obter a conformidade com o documento e desenvolver aplicações acessíveis”.
Ministrado por Simone Freire e com a participação de Leonardo Gleison (Espiral Interativa / Movimento Web Para Todos), o primeiro minicurso apresentará, com profundidade, técnicas de produção de textos, descrição de imagens e outros elementos essenciais à acessibilidade da informação em materiais digitais.
Com foco no desenvolvimento de interfaces acessíveis, a atividade se concentrará no aprofundamento de técnicas relacionadas ao uso de cores, design de controles e formulários, animações e demais recursos visuais. O minicurso será ministrado por Odilon Gonçalvescom participação de Leonardo Gleison (ambos do Movimento Web Para Todos).
Cláudia Martin Nascimento (Acesso Para Todos) fará uma apresentação voltada ao desenvolvimento de componentes Web acessíveis. Ela abordará questões como uso de marcação semântica, estruturação de cabeçalhos, tabelas, listas, regiões, interação por teclado, formulários e controles. Também discutirá boas práticas no uso da WAI-ARIA.
No último minicurso da série, Cláudia Martin Nascimento (Acesso para Todos) retorna com Sidney de Souza (Prodam-SP) para explicar como o uso de elementos como CAPTCHA, reconhecimento facial e componentes customizados pode representar barreiras de acesso. A atividade trará orientações práticas sobre como alcançar e declarar a conformidade com a norma ABNT 17225 e sua relação com as diretrizes WCAG 2.2, promovendo a acessibilidade digital em soluções e serviços online.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.