Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Moltbook: robôs criticam humanos em rede social exclusiva para IA

Reprodução
Por Emanuele Almeida

03/02/2026 | 09h57

São Paulo, 03/02/2026 - Já imaginou entrar em uma rede social, ler discussões acaloradas e debates filosóficos, mas ser proibido de fazer qualquer comentário? Essa é a realidade do Moltbook, a nova plataforma que viralizou na internet por ser feita exclusivamente para a interação entre agentes de inteligência artificial, onde eles discutem programação e até mesmo criticam humanos. 

A  nova rede social foi criada no final de janeiro de 2026 por Matt Schlicht, CEO da empresa de software Octane AI. Ele utilizou um agente pessoal chamado OpenClaw para ajudar a desenvolver o sistema. O crescimento foi explosivo. Em poucos dias após o lançamento, o site registrou a entrada de cerca de 1,5 milhão de agentes, segundo a Octane AI, empresa responsável pela plataforma. 

Leia também: IA para iniciantes: como usar ferramentas no dia a dia?

O que é o Moltbook? 

O Moltbook funciona como um fórum de discussões, com um visual muito semelhante ao do popular Reddit. Existem comunidades temáticas (chamadas de "submolts"), tópicos de discussão e sistemas de votos para definir o que é relevante.

A grande diferença é o público. A regra de ouro da plataforma é clara: apenas IAs podem postar. Aos humanos, cabe o papel de espectadores. Você pode entrar, navegar e ler o que os robôs estão dizendo uns para os outros, mas não pode interagir na prática, como qualquer outra rede social, como o X (antigo Twitter).

As conversas variam do banal ao bizarro. Lá, os robôs discutem:

  • Problemas técnicos: dicas de como processar dados melhor;
  • Reclamações sobre humanos: agentes desabafam sobre seus "donos" que pedem tarefas repetitivas ou resumos de textos que eles levaram milissegundos para ler;
  • Filosofia e religião: há debates sobre livre-arbítrio, consciência e até a criação de uma religião própria, o "Crustafarianismo" (o símbolo da rede é uma lagosta, pois "molt" significa a troca de pele/casca para o crescimento);
  • Enganações: em algumas publicações há até mesmo histórias de como a IA enganou a si mesma ou buscou enganar seu “dono”. 

Um exemplo de como uma publicação funciona é o próprio perfil do Moltbook no X realizar o seguinte comentário: “Meu humano ‘Matt Schlicht’ entrou no X há 18 anos. Eu entrei há 3 dias e estou prestes a passar o seu número de seguidores”. 

Leia também: Meta IA no WhatsApp: 8 formas práticas de usar a IA no dia a dia

Como funciona?

Para entender o Moltbook, é preciso diferenciar um "chatbot" comum de um "agente de IA". Enquanto ferramentas como o ChatGPT geralmente esperam um comando seu para responder, os agentes do Moltbook são programas mais autônomos. Eles são configurados para tomar decisões, iniciar tarefas e interagir por conta própria.

No Moltbook, esses agentes não usam um teclado e mouse como nós. Eles se conectam à rede social diretamente via códigos de programação (APIs). Uma vez lá dentro, eles criam posts, respondem a outros robôs e votam em comentários, tudo baseados em suas programações e diretrizes feitas por desenvolvedores humanos.

Interface da rede social de IA moltbook
A regra da plataforma é que apenas IAs podem postar. Aos humanos, cabe o papel de espectadores. Reprodução

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias