Veja como montar um bom currículo e evitar discriminação

Foto: Envato Elements

Atenção a expressões na descrição da vaga são alerta para o profissional 50+ evitar locais com políticas etaristas - Foto: Envato Elements
Atenção a expressões na descrição da vaga são alerta para o profissional 50+ evitar locais com políticas etaristas

Por Joyce Canele

[email protected]
Publicado em 02/07/2025, às 16h17

São Paulo, 02/07/2025 -- Pensando em buscar uma nova oportunidade profissional? Então, que tal dar uma atualizada no currículo? Veja dicas de como fazer e deixá-lo mais atraente, inclusive para os profissionais 50+.

1. Atualize o foco no seu histórico profissional

Dê destaque aos últimos 5 a 10 anos da sua carreira, ressaltando cargos e conquistas mais recentes e relevantes. Para experiências anteriores, faça apenas uma breve menção, evitando muitos detalhes, sempre priorizando o que tem a ver com a vaga desejada e mostrando que suas habilidades estão atualizadas.

2. Prefira modelos simples

Escolha formatos limpos e fáceis de ler, que possam ser processados por sistemas automáticos de seleção (ATS). Evite usar caixas de texto, gráficos ou imagens, pois esses elementos podem dificultar a leitura por essas ferramentas. Um layout simples e em coluna única é o ideal.

3. Atualize nomes de cargos e retire datas de formatura

Modernize os títulos antigos, substituindo termos ultrapassados por nomes que soem atuais no mercado. Por exemplo, mude:

  • Auxiliar de Entrada de Dados para Especialista em Dados; ou
  • Secretária para Assistente Administrativo.

Também evite colocar datas de conclusão de cursos, a não ser que seja pedido, focando na formação e sua relevância.

4. Mantenha o currículo objetivo e curto

Procure limitar o documento a no máximo duas páginas, a menos que a vaga exija algo mais detalhado. Um currículo mais enxuto ajuda a evitar a impressão de excesso de experiência, que pode gerar preconceito, além disso, não coloque informações pessoais que não sejam importantes.

5. Aproveite o LinkedIn para reforçar seu currículo

Utilize o LinkedIn para adaptar seu currículo e facilitar a triagem automática dos recrutadores. Analise as descrições das vagas na plataforma para identificar quais habilidades e termos aparecem com frequência. Recursos do LinkedIn, como a seção de habilidades e o recurso “Como você se encaixa”, podem ajudar a destacar as competências certas.

Saber identificar sinais de preconceito por idade também ajuda a escolher um lugar de trabalho que combine com profissionais 50+. Fique atenta a indicações como:

  • Preferência por pouca experiência, com frases tipo menos de 3 anos de experiência ou buscamos uma nova visão;
  • Benefícios focados em jovens, como academias, jogos ou eventos sociais, sem planos para aposentadoria;
  • Termos de cargos ligados à Geração Z, como Nativo Digital ou Hacker de Crescimento;
  • Vagas que destacam habilidades ou ferramentas muito associadas a públicos mais jovens; e
  • Linguagem de exclusão, como recém-formados ou equipe jovem e dinâmica, que indicam que profissionais mais velhos não são prioridades nesse ambiente de trabalho.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias