Foto: Arquivo/Agência Brasil
São Paulo, 18/11/2025 - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou uma nota na tarde de hoje afirmando que vai anular três itens aplicados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O exame aconteceu nos dias 9 e 16 deste mês em todo o Brasil.
Segundo o Inep, órgão que faz parte do Ministério da Educação (MEC) e é o responsável pela criação e aplicação do exame, a decisão foi tomada "ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Enem 2025".
A nota destaca que a "equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova."
Leia também: Enem 2025: saiba como usar a nota da prova para conseguir um diploma
O Inep decidiu anular as questões após postagens nas redes sociais apontarem similaridades entre questões apresentadas no Enem com o conteúdo de uma live divulgada nas redes alguns dias antes do exame.
O órgão do MEC diz que "nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025" e que "na divulgação observada nas redes sociais foram identificadas similaridades pontuais entre os itens".
Leia também: Enem 2026 vai avaliar qualidade da educação básica no País, diz MEC
Afirma ainda que a Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.
Destacou, por fim, a "lisura e validade das provas do Enem 2025", afirmando que "o Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem" e que "os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame."
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe
Legislativo