Enem: inscrições para o Sisu começam em 19 de janeiro
Divulgação/Ministério da Educação
23/12/2025 | 17h22
São Paulo, 23/12/2025 - Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão, a partir de 19 de janeiro, se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas a candidatos em universidades e institutos públicos do País - estaduais e federais.
O prazo final de inscrição vai até 23 de janeiro, pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Leia também: Tema da redação do Enem aborda envelhecimento da população brasileira
O programa distribui as vagas de acordo com a nota do candidato no exame. Segundo o Ministério da Educação (MEC), esta será a maior rodada desde a primeira, em 2010: ao todo, serão oferecidas 274,8 mil vagas em mais de 7 mil cursos de 136 instituições de ensino. O edital foi divulgado nesta terça-feira.
Assim como em 2025, em 2026 o Sisu continuará com apenas uma fase de inscrição; os candidatos disputarão as vagas do ano letivo inteiro - sem a tradicional seleção do meio do ano.
A chamada regular sairá em 26 de janeiro. As matrículas começam em 2 de fevereiro, conforme calendário de cada instituição.
Todos os estudantes aprovados, tanto na chamada regular quanto na lista de espera, deverão efetivar a matrícula no período indicado no edital.
Mudanças
A partir de 2026, o Sisu passará a considerar o resultado das três últimas edições do Enem - neste caso, 2025, 2024 e 2023. O sistema calculará automaticamente a média ponderada das três notas, privilegiando o melhor desempenho do aluno. Outra novidade é que serão permitidas apenas inscrições de candidatos que já concluíram o ensino médio.
As vagas afirmativas permanecem, seguindo a Lei de Cotas, mediante ao preenchimento do cadastro socioeconômico, além da escolha das instituições e turnos aos quais o candidato deseja concorrer.
Lista de espera
A lista de espera poderá ser usada pelas instituições durante todo o ano. O período para manifestar interesse vai de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
