Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Inscrita no Sisu! Candidata 60+ comemora nota do Enem e busca vaga em universidade

Acervo pessoal

"Queria arriscar, respirar outros ares, medir meus conhecimentos e transpor alguns padrões sociais antigos e obsoletos", diz Regina Diniz - Acervo pessoal
"Queria arriscar, respirar outros ares, medir meus conhecimentos e transpor alguns padrões sociais antigos e obsoletos", diz Regina Diniz
Por Bianca Bibiano

19/01/2026 | 16h46

São Paulo, 19/01/2025 - As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, que abriram nesta semana, estão movimentando as expectativas dos candidatos. A jornalista Regina Helena Lima Diniz é uma delas. Aos 63 anos, ela comemora a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e faz votos de que seja aprovada para uma vaga para cursar filosofia na Universidade Federal do ABC. 
"Sair da bolha, da 'Caverna de Platão'. Foi com esta intenção que fiz o Enem 2025. Queria arriscar, respirar outros ares, medir meus conhecimentos e transpor alguns padrões sociais antigos e obsoletos – conceitos enganosos como os de que há idade para fazer isto ou aquilo ou deixar de fazer. Não há."
Regina foi uma das candidatas 50+ que acompanhamos no período de provas do Enem, em novembro do ano passado. Na época, ela estava em dúvida entre psicologia e filosofia, mas, desde sexta-feira passada, com a nota em mãos, consolidou o desejo pela segunda opção.
Em depoimento enviado ao VIVA, ela faz referência à metáfora descrita pelo filósofo grego Platão em seu livro "A República". Na alegoria, um grupo de prisioneiros acorrentados vive em uma caverna desde o nascimento, com suas cabeças voltadas para a parede do fundo. Eles nunca viram o mundo exterior e acreditam que as sombras projetadas na parede pelas pessoas que passam atrás deles são a única realidade. 
"Algumas pessoas acreditam que não é produtivo ou conveniente e ainda que não há mais tempo para algumas ações, para estas e aquelas atitudes. Certamente elas estão dentro da 'Caverna de Platão'. O que há, eu acredito, é um ser humano em constante movimento e descobertas, com vontade, curiosidade, entusiasmo e ação para abrir novas portas e janelas."

Inscrições do Sisu terminam sexta-feira

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta é a maior edição da história do Sisu em quantidade de instituições participantes, com oferta de 274,8 mil vagas em 136 instituições públicas de ensino superior do País. As inscrições para o Sisu terminam sexta-feira.
Para participar, o primeiro passo é fazer a inscrição pela internet. O processo é totalmente gratuito e acontece no site sisualuno.mec.gov.br. Para acessar a plataforma, é necessário ter uma conta ativa no gov.br.
Após o login, o sistema puxa automaticamente as notas do candidato nas três últimas edições do Enem. É possível conferir qual foi a nota do Enem mais vantajosa para a sua opção de curso, além dos pesos definidos pela instituição para cada área do conhecimento.
Na sequência, basta preencher os dados pessoais, sociais e econômicos. Essa etapa merece atenção: as informações fornecidas são usadas pelo MEC e pelas instituições de ensino para definir as modalidades de concorrência, conforme a Lei de Cotas, além de servirem como meio de contato caso o candidato seja selecionado.
Com o cadastro finalizado, é possível escolher os cursos que deseja disputar. Dá para selecionar até duas opções. Em cada escolha, o sistema mostra detalhes como o curso, a instituição, o campus, o turno, o grau, possíveis ações afirmativas da própria universidade e as modalidades de concorrência disponíveis.
A partir do segundo dia de inscrições, o Sisu passa a divulgar as notas de corte diretamente no card de cada curso. Nesse mesmo período, o sistema libera o primeiro ranqueamento parcial.
A partir daí, o candidato pode acompanhar diariamente sua posição na classificação e as notas de corte atualizadas até o encerramento das inscrições.

Quem pode se inscrever no Sisu?

Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2026 é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação. É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2025 na condição de treineiro.
A partir deste ano, o sistema vai considerar o resultado das três últimas edições do Enem — nesse caso, 2023, 2024 e 2025. O sistema usará a nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, levando em conta ações afirmativas e de acordo com a opção de curso, desde que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias