Divulgação / bstory
Publicado em 17/10/2025, às 11h29 - Atualizado às 12h27
São Paulo, 17/10/2025 - Um novo movimento de profissionais da comunicação e executivos chega para valorizar os 50+ e combater o idadismo. O "Prêmio bstory – A experiência que transforma", além de dar visibilidade a iniciativas do gênero, também tem o objetivo de divulgar a iniciativa, que hoje completa três meses.
Seu propósito é dar protagonismo e apoio a essa geração, cada vez maior no Brasil. De acordo com o IBGE, em 2024 o Brasil tinha 59 milhões de pessoas com 50 ou mais anos de idade, o que representa 40% da população. Até 2050,a previsão é que passe a representar 40%.
Leia também: Cresce número de candidaturas de pessoas 50+ a vagas de emprego
O bstory surgiu da iniciativa de Marinho, de seu irmão Daniel e do Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom), integrado pelos dirigentes das empresas Boxnet, Business News, Jornalistas&Cia e Mega Brasil. Também Paulo e Daniel vêm da área: o primeiro teve longa experiência no Itaú e o segundo, na CCR.
O Movimento é composto por 121 Conselheiros Maestro, reunidos presencialmente pela primeira vez nesta semana. "Nós queremos co-criar. Isso é uma coisa importante para dizer a nosso respeito", diz Paulo Marinho. "Nós só vamos fazer as coisas de acordo com o conceito de rede. Por isso, há o Conselho Maestro, que nasceu dessa ideia", conta.
A proposta, portanto, é de que o movimento atue coletivamente. Como diz o site do Movimento, os conselheiros podem conectar histórias, compartilhando sabedoria e colocando "a força da sabedoria a serviço do futuro".
A maioria dos 121 conselheiros vem de áreas como reputação, comunicação, sustentabilidade, marlketing, corporate affairs e algumas de relações humanas. "Essas áreas têm um traço em comum: são 360 (graus), falam para dentro e para fora da empresa, para diversos fluxos de relacionamento", declara Marinho. É, portanto, um grupo que pode reverberar e reforçar a penetração das ideias e ações do Movimento.
Na apresentação, um texto expõe: "O Movimento bstory nasce com a proposta de catalisar, repercutir e dar ampla visibilidade às múltiplas iniciativas em curso no País, cujas contribuições já são realidade".
As atividades do Movimento se baseiam em 5 objetivos estratégicos ou eixos:
1) O Prêmio bstory e outras premiações que poderão ser criadas
2) Construir e fortalecer redes a favor dos temas geracionais
3) Plataforma de eventos, como: webinars, seminários, congressos etc.
4) Colaborar com empresas na inserção, sensibilização e conscientização internas em relação a temas geracionais
5) Mentorias
O Conselho é estratégico para os propósitos do bstory, além de ser encarregado de reger o prêmio, que, por sua vez, é o pontapé inicial das ações do Movimento, e vai escolher casos bem-sucedidos de valorização dos 50+ e de combate ao etarismo.
“A ideia é dar voz e reconhecer iniciativas, além de criar um banco de histórias sobre o tema”.
Como ele explica, os conselheiros são embaixadores do Movimento, indicam os candidatos à premiação, votam nos melhores e ajudam a fortalecer a rede, influenciando líderes, empresas, instituições e projetos.
Cada um deles poderá indicar até três casos entre as dez categorias. São elas:
1) Empreendedores
2) Empresas (públicas ou privadas)
3) Eventos
4) Influenciadores Sociais
5) Iniciativas culturais (literatura, cinema, teatro, artes plásticas e humor gráfico)
6) Iniciativas digitais (sites, blogs, podcasts/videocasts)
7) Iniciativas educacionais (projetos acadêmicos, cursos de formação, programas de letramento, publicações especializadas)
8) Iniciativas jornalísticas
9) Instituições da sociedade civil
10) Políticas Públicas
As indicações deverão ser feitas até 31 de outubro, a votação deverá ocorrer em novembro. O conselheiro não poderá votar no caso que indicou.
Os vencedores deverão ser conhecidos em dezembro. Serão três prêmios por categoria: ouro, prata e bronze. E no dia 2 de fevereiro está prevista a festa de premiação.
Leia também: Especialistas apontam o trunfo do profissional 50+ em relação à IA
"A indicação feita pelos conselheiros foi um critério que adotamos, pois queremos que cada um eles seja um porta-voz, que traga as iniciativas para a premiação", diz Marinho. A premiação também vem no bojo do segundo eixo, que é o de construir redes. "Nós não vamos fazer sozinhos, queremos chamar todos os atores envolvidos na questão geracional."
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
Gostou? Compartilhe