Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Provão Paulista começa terça (4) e dá acesso a vagas na USP, Unesp e Unicamp

Foto: Envato Elements

O exame será aplicado a 375,4 mil estudantes, sendo 329,1 mil da rede estadual - Foto: Envato Elements
O exame será aplicado a 375,4 mil estudantes, sendo 329,1 mil da rede estadual

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 31/10/2025, às 13h48

São Paulo, 31/10/2025 - A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) inicia nesta terça-feira (4) a aplicação do Provão Paulista Seriado para os alunos da 3ª série do Ensino Médio. 

A avaliação, que segue também na quarta-feira (5), é uma das principais portas de entrada para o ensino superior paulista, oferecendo 15.717 vagas em instituições como USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp.

O exame será aplicado a 375,4 mil estudantes, sendo 329,1 mil da rede estadual. Também participam alunos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), redes municipais, institutos federais e escolas públicas de outros estados.

Leia também: Enem 2025: plataforma gratuita reúne conteúdos atualizados para estudantes

Locais e horários das provas

Os estudantes farão as provas nas próprias escolas onde estão matriculados, abrangendo unidades estaduais, municipais e do Centro Paula Souza.

Já para participantes de institutos federais, alunos de outros estados e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), as avaliações serão aplicadas em polos regionais localizados em São Paulo, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e Presidente Prudente.

As provas começam às 8h, e os portões serão fechados às 7h45, após esse horário, não será permitida a entrada.

Leia também: Redação do Enem: veja os principais erros que zeram a nota e como escapar deles

Orientações para o dia da prova

A Seduc-SP recomenda que os alunos cheguem com antecedência, levem documento com foto e caneta preta de tubo transparente.

Não será permitido o uso de celulares, fones, smartwatches ou outros eletrônicos durante a prova. Os equipamentos deverão ser guardados em um envelope lacrado fornecido pela equipe aplicadora.

Os estudantes podem levar água e lanches leves, como frutas e sanduíches simples, evitando alimentos com cheiro forte. A orientação também é para que usem roupas confortáveis.

O que cai no Provão Paulista

No primeiro dia (4), os alunos respondem questões de Linguagens e suas Tecnologias, com 18 perguntas de português e 6 de inglês, e de Ciências da Natureza, que inclui biologia, física e química, totalizando 24 questões.

O primeiro dia também conta com a prova de redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo, com estrutura coerente, coesa e escrita dentro das normas da língua portuguesa. Textos em primeira pessoa, fora do gênero proposto ou com número de linhas incorreto podem ser zerados. O tempo máximo de prova será de cinco horas.

No segundo dia (5), a avaliação aborda Matemática e suas Tecnologias (18 questões) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com filosofia, sociologia, história e geografia, somando 24 perguntas. Nesse dia, os alunos terão até quatro horas para concluir o exame.

Todo o conteúdo cobrado segue o Currículo Paulista do Ensino Médio.

Estudantes com deficiência terão uma hora adicional por dia para concluir a prova.

Leia também: Medo dos números? Veja dicas de matemática para melhorar o desempenho no Enem

Outras séries também participam

Após a aplicação para os concluintes do Ensino Médio, o Provão Paulista continua com os alunos das outras séries:

  • 1ª série: dias 6 e 7 de novembro
  • 2ª série: dias 11 e 12 de novembro

Em cidades com feriados durante as datas oficiais, as provas serão reagendadas e aplicadas com cadernos diferentes.

Leia também: Dia do Estudante: 7 programas que ajudam a estudar em qualquer idade

Antes do Provão: avaliação do Saresp

Antes do Provão, nesta segunda-feira (3), os estudantes da 3ª série participam do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que avalia o desempenho nos itinerários formativos escolhidos por cada aluno, Exatas, Humanas ou Técnico.

Segundo Helena Maria Salla, diretora de avaliação da Seduc-SP, o Saresp não influencia na nota do Provão, mas serve para medir a qualidade das aulas e identificar o que pode ser aprimorado nos próximos anos.

Para os alunos da 2ª série, a aplicação do Saresp está marcada para o dia 10 de novembro.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias