Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

20 anos de perseguição: polícia prende stalker de atriz Isis Valverde; confira

Reprodução/Instagram Ísis Valverde

Em 2024, crime de perseguição cresceu 18,2% em relação ao ano anterior - Reprodução/Instagram Ísis Valverde
Em 2024, crime de perseguição cresceu 18,2% em relação ao ano anterior

Por Joana Gianfaldoni

redacao@viva.com.br
18/12/2025 | 14h18
São Paulo, 18/12/2025 - Cristiano Rodrigues Kellermann, acusado de perseguir e de ameaçar a atriz Isis Valverde há anos, foi preso na terça-feira (16), no condomínio de Isis, no Joá, na zona sudoeste do Rio, pela Polícia Civil do RJ. Conforme a polícia, desde janeiro deste ano o suspeito passou a apresentar um comportamento mais invasivo e obsessivo com Isis. A atriz, então, procurou a polícia, que já havia instaurado um inquérito para investigar o caso.
Cristiano, de 43 anos, é do Rio Grande do Sul, e costumava viajar para o Rio de Janeiro para perseguir a vítima. A apuração constatou que ele ficava hospedado em um hotel e utilizava serviços de transporte por aplicativo para acompanhar a rotina da atriz.
O criminoso ainda chegou a contratar um detetive particular para obter dados pessoais da vítima, como endereço e telefone. Em seu depoimento, admitiu estar "apaixonado" por Isis, passando a perseguir a atriz havia mais de 20 anos, relatando diversas tentativas de aproximação em diferentes locais, inclusive em seu ambiente de trabalho.

Perseguição é crime

Perseguição "stalking" é crime no Brasil. A lei 14.132 diz que perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade, ou privacidade é crime, com pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2024, o crime de perseguição apresentou um aumento expressivo: a taxa cresceu 18,2% em relação ao ano anterior. Isso significa 95.026 registros de mulheres vítimas deste tipo de violência, o que corresponde ao menos 10 mulheres vítimas de perseguição por hora no Brasil 

Como agir em caso de perseguição?

Segundo as autoridades, é essencial coletar provas (prints, gravações, fotos) e em hipótese nenhuma falar com o perseguidor. Após isso, dirigir-se à delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência, solicitando a abertura de uma investigação policial. 

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias