Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

São Paulo deve ganhar novo curso de Direito em universidade pública em 2027

Divulgação / Unicamp

O Conselho da Unicamp aprovou a criação do curso de Direito; a previsão é para as aulas começarem em 2027 com 80 alunos - Divulgação / Unicamp
O Conselho da Unicamp aprovou a criação do curso de Direito; a previsão é para as aulas começarem em 2027 com 80 alunos

Por Estadão Conteúdo

redacao@viva.com.br
Publicado em 26/11/2025, às 17h47
São Paulo, 26/11/2025 - A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das principais do País, iniciou o processo para criar um curso de Direito. O Conselho Universitário (Consu), órgão máximo da instituição, aprovou nesta terça-feira, 25, a proposta de abertura da nova faculdade e do curso ainda inexistente no câmpus.
A previsão é de que o curso comece a funcionar em 2027, com turma inicial de 80 alunos. Com o aval do Consu, a reitoria instalará uma comissão de especialistas que vai detalhar e estabelecer as etapas do processo. Provavelmente, em março os pareceres da comissão serão submetidos ao Consu. O local da nova faculdade pode ser o câmpus de Campinas ou de Limeira.
Leia também: UFRJ aprova cota para pessoas trans e se junta a 29 instituições federais
O projeto pedagógico do novo curso estabeleceu quatro pilares de estudos: Direitos Humanos, Direito Ambiental, Propriedade Intelectual e Direito Internacional. "A Unicamp precisa participar dos debates nacionais nesta área, assim como faz em outras áreas do conhecimento", justificou o reitor, Paulo Cesar Montagner.
O curso será diurno, oferecido em tempo integral. Terá como habilitação o título de bacharel em Direito, com uma carga de 4.440 horas e duração de 10 semestres. A partir dos eixos temáticos, será realizado um mapeamento das atividades já desenvolvidas na universidade, identificando grupos de pesquisa e iniciativas existentes que possam ser integrados à nova área.
A Unicamp vem passando por um processo de reestruturação. Um relatório desenvolvido por um grupo de trabalho criado pela reitoria propõe a transformação da área de saúde da instituição em autarquia vinculada ao governo estadual.
Com a transferência, a ideia é que a universidade passe a ter maior foco na área educacional. A proposta, que prevê mudança gradual e escalonada em dez anos, ainda precisa ser aprovada pelo Consu.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias