Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Campanha do governo alerta para proteção de crianças no Carnaval

Wilson Dias/Agência Brasil

Mãe e filho aproveitam o Carnaval com segurança e alegria - Wilson Dias/Agência Brasil
Mãe e filho aproveitam o Carnaval com segurança e alegria
Por Alexandre Barreto

16/01/2026 | 14h24

São Paulo, 16/01/2026 - Em períodos de grandes festas, como o Carnaval, aumentam os riscos de violação de direitos de crianças e adolescentes. Para prevenir essas situações, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou nesta quinta-feira (15) uma campanha que busca tornar a folia um ambiente mais seguro e protetivo.

A campanha “Pule, Brinque e Cuide: Unidos pela proteção de crianças e adolescentes” destaca a importância de prevenir e combater situações de abuso, exploração sexual e trabalho infantil durante as festas.

Leia também: Nota Técnica alerta sobre trabalho infantil nas plataformas digitais

“O Carnaval é uma das maiores expressões culturais do nosso país e precisa ser, acima de tudo, um espaço seguro para meninas e meninos. A campanha busca mobilizar foliões, famílias, trabalhadores informais, comerciantes, organizadores de eventos e gestores públicos para a corresponsabilidade na garantia de um ambiente seguro e respeitoso aos direitos humanos”, afirmou Pilar Lacerda, secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MDHC.

Em Recife (PE), será implantada uma Central de Operações Integrada que utilizará pulseiras de identificação com geolocalização, drones para monitoramento e telões com imagens de crianças desaparecidas, exibidas apenas com autorização dos responsáveis. A medida pretende agilizar o reencontro de crianças perdidas, fortalecer a prevenção e melhorar a resposta imediata da rede de proteção durante o Carnaval.

Leia também: Crimes sexuais contra vulneráveis terão punições mais rígidas; entenda

O ministério apresentou em 2025 o Guia de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes em Grandes Eventos, um material que oferece diretrizes sobre como planejar, prevenir e responder de maneira ágil a violências, tendo sido elaborado com base nas experiências de estados como Bahia, Amazonas e Pernambuco. A iniciativa “Pule, Brinque e Cuide” faz parte de uma estratégia mais ampla.

“O guia destaca a importância da governança e do planejamento antecipado, orientando estados e municípios a desenvolverem seus próprios protocolos locais de proteção, alinhados às diretrizes nacionais e às especificidades territoriais, de modo a fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, explica Pilar.

Como denunciar casos de violação

Casos de violação de direitos de crianças e adolescentes podem ser denunciados de forma gratuita e anônima pelo Disque 100, canal nacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados, e recebe relatos de abuso, exploração sexual, negligência, trabalho infantil e outras situações de risco.

As denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes para investigação e acompanhamento, garantindo a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias