Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Funcionários da central 135 do INSS estão com salários atrasados; entenda

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os trabalhadores são terceirizados, de responsabilidade da Provider Soluções Tecnológicas Ltda. - Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Os trabalhadores são terceirizados, de responsabilidade da Provider Soluções Tecnológicas Ltda.
Por Paula Bulka Durães

23/01/2026 | 16h52

São Paulo, 23/01/2026 – Cerca de 2,3 mil funcionários da central de atendimento telefônico 135 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão com os salários atrasados.

A central é um dos principais canais de atendimento aos segurados da autarquia, que podem solicitar benefícios, agendar perícias médicas e consultar o andamento de processos.

Os trabalhadores são terceirizados, de responsabilidade da Provider Soluções Tecnológicas Ltda., que está suspensa de participar de novas licitações do INSS pelo prazo de dois anos.

Leia também: Instabilidades no aplicativo Meu INSS persistem; entenda os motivos

A companhia, responsável pela central desde abril de 2020, venceu um novo processo de licitação em novembro, mas a assinatura do contrato está pendente devido a indícios de irregularidades.

Em nota, a empresa lamentou a situação e atribuiu o atraso ao não recebimento de créditos previstos, o que afetou o fluxo de caixa.

Segundo o grupo, os valores em aberto devem ser depositados entre os dias 26 e 30 de janeiro, conforme acordo firmado com o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinttel/PE) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

O INSS não se manifestou até o fechamento desta matéria.

Leia a nota do Grupo Provider, na íntegra:

Lamentamos profundamente o ocorrido e entendemos o impacto que isso tem nas famílias de nossos colaboradores.

O atraso ocorreu pelo não recebimento de créditos previstos para o início do mês, impactando temporariamente o fluxo de caixa da empresa.

Em reunião realizada na sexta 16, com o sindicato da categoria (SINTTEL/PE) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT), foi acordado que os valores atrasados serão depositados entre os dias 26 e 30 de janeiro.

Neste momento delicado, a empresa está focando todos seus esforços para minimizar os impactos negativos e honrar suas responsabilidades.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias