Foto: Divulgação/Governo Federal
Por Beatriz Duranzi
[email protected]O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que, a partir da próxima semana estará disponível o serviço para solicitar o reembolso de descontos associativos indevidos diretamente pelos canais oficiais do INSS, como o aplicativo e site Meu INSS.
Já na próxima terça-feira (13), começarão a ser enviadas notificações, exclusivamente pelo aplicativo oficial do órgão, o "Meu INSS", para 9 milhões de cidadãos que tiveram descontos em seus benefícios.
Na mensagem, será informado qual foi a associação que efetuou os descontos irregulares; e
qual o valor descontado a ser ressarcido.
Milhares de aposentados e pensionistas foram surpreendidos com descontos não autorizados em seus contracheques, referentes a mensalidades de associações ou sindicatos. Em resposta, o INSS, em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), lançou a "Operação Sem Desconto" para identificar e corrigir essas irregularidades.
O INSS alerta que não entra em contato por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp para tratar sobre reembolsos. Todas as comunicações oficiais serão feitas exclusivamente pelo aplicativo ou site Meu INSS. Em caso de dúvidas, utilize apenas os canais oficiais:
Além de solicitar o reembolso, os beneficiários podem verificar e bloquear descontos associativos pelo Meu INSS:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.