Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Por Paula Bulka
[email protected]São Paulo, 21/05/2025 - O Ministério da Previdência Social lançou nesta quarta-feira, 21, novas regras de proteção aos dados dos contribuintes. A portaria nº 1.157, assinada pelo ministro Wolney Queiroz Maciel, estabelece a Política de Segurança da Informação, com normas de gestão de segurança para todos os órgãos e usuários vinculados ao ministério – como servidores, usuários de informação e pessoas autorizadas.
As novas medidas têm por objetivo reforçar a proteção de dados sensíveis dos previdenciários e contribuintes depois da fraude do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em que associações de aposentados e pensionistas falsificavam assinaturas e documentos para fazer descontos não autorizados na folha de benefícios. A Polícia Federal calcula que ao menos R$ 6,3 bilhões foram desviados, entre 2019 e 2024.
De acordo com o texto da portaria, os principais objetivos da nova política incluem:
As novas regras vão, por exemplo, determinar quais informações são críticas para o ministério e classificá-las de acordo com o nível de sensibilidade. Também passa a ser responsabilidade da pasta estabelecer políticas e procedimentos para controlar o acesso a informações e sistemas, permitindo somente pessoas autorizadas.
Os usuários de informação do ministério - aqueles que manejam dados sensíveis dos contribuintes - vão participar de programas e treinamentos, com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança. Outras ações específicas da política incluem:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.