Meu INSS começa a notificar segurados sobre ressarcimento nesta terça (13); veja os detalhes

Foto: Envato Elements

As notificações estão sendo enviadas exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS. - Foto: Envato Elements
As notificações estão sendo enviadas exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS.

Por Beatriz Duranzi

[email protected]
Publicado em 13/05/2025, às 12h16

Nesta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a notificar aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos associativos indevidos em seus benefícios. As notificações estão sendo enviadas exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS.

Os beneficiários que receberam descontos associativos, autorizados ou não, estão sendo informados sobre os valores e as entidades responsáveis por esses débitos.

Além disso, vale citar que, a partir de quarta-feira (14), será possível consultar essas informações também pelo mesmo aplicativo e indicar se os descontos foram autorizados. Caso não tenham sido, o beneficiário poderá solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo ou pela Central de Atendimento 135.

Após a solicitação de ressarcimento, o INSS notificará a entidade responsável pelo desconto, que terá até 15 dias úteis para comprovar a autorização ou efetuar o ressarcimento ao INSS. Se a entidade não comprovar a regularidade ou não realizar o ressarcimento, o caso será encaminhado à Advocacia-Geral da União (AGU) para as medidas legais cabíveis. 

Importante!

O INSS alerta que o contato com os beneficiários será feito exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá ligações telefônicas, mensagens de texto ou e-mails solicitando informações pessoais. Em caso de dúvidas, os beneficiários devem procurar os canais oficiais de atendimento.

Em resposta às fraudes identificadas, o INSS suspendeu todos os descontos realizados por associações e reteve os valores que seriam repassados em maio. Além disso, o programa "Meu INSS Vale+", operado em parceria com o PicPay Bank, foi suspenso devido ao descumprimento de normas contratuais.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias