ODS: os 17 objetivos que podem transformar o mundo até 2030

Foto: Envato Elements

O Brasil propõe um novo ODS, com foco na promoção da igualdade étcnico-racial - Foto: Envato Elements
O Brasil propõe um novo ODS, com foco na promoção da igualdade étcnico-racial

Por Beatriz Duranzi

redacao@viva.com.br
Publicado em 13/08/2025, às 08h22

Em 2015, na histórica Cúpula da ONU, 193 países, incluindo o Brasil, adotaram a Agenda 2030, um ambicioso plano para transformar o mundo com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

São 17 diretrizes interconectadas que buscam eliminar a pobreza, proteger o planeta e promover prosperidade para todos até o final da década.

Leia também: Cidades da Amazônia têm desenvolvimento sustentável inferior do que paulistas

O que são os ODS?

Os ODS representam um apelo universal: os esforços precisam ser integrados e não deixar ninguém para trás, equilibrando sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Cada objetivo está subdividido em metas específicas, totalizando 169, com indicadores claros para monitorar o progresso.

Leia também: Dia Mundial do Meio Abiente: 10 pequenas ações que fazem grande diferença

Quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?

  1. Erradicar a pobreza
  2. Fome zero e agricultura sustentável
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia acessível e limpa
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Infraestrutura, indústria e inovação
  10. Reduzir desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção responsáveis
  13. Ação contra mudanças climáticas
  14. Vida na água (oceanos e recursos marinhos)
  15. Vida terrestre (ecossistemas e biodiversidade)
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias para implementação global

Por que os ODS importam?

A relevância dos ODS é evidente em diversos avanços globais: redução de infecções por HIV, prevenção da malária, acesso à eletricidade, avanço na educação e conectividade digital, impactos concretos destacados no relatório ONU 2025.

Apesar disso, desafios persistem: bilhões ainda vivem em extrema pobreza; muitos não têm água potável nem saneamento; e as mudanças climáticas agravam barreiras para o progresso.

O papel do Brasil

No contexto nacional, o Brasil já se organiza por meio de iniciativas como a Agenda Brasil + Sustentável, que prioriza metas dos ODS mais relevantes ao país.

Além disso, destaca-se o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil da Agenda 2030 (GTSC A2030), articulação de ONGs e movimentos que promove a implementação e o monitoramento da agenda no país.

Um (novo) ODS no radar: Igualdade Étnico-Racial

Em 2023, o governo brasileiro anunciou uma proposta inédita de criação de um ODS 18, com foco na promoção da igualdade étnico-racial. 

Uma câmara temática foi criada para desenhar esse objetivo adicional de forma colaborativa entre sociedade civil e governo.

Os ODS não são apenas metas distantes, são o roteiro de transformação que precisamos seguir até 2030

Integrar políticas públicas eficazes, engajar governos, empresas, sociedade civil e todos os cidadãos é essencial para que nenhum objetivo fique além do nosso alcance. A década ainda reserva oportunidades, e também exige ação agora.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias