Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Carteira de motorista brasileira passa a valer em Portugal

Lidiana Cuiabano/Detran-MT

CNH brasileira vai passar a valer em Portugal, após decreto assinado pelo presidente português - Lidiana Cuiabano/Detran-MT
CNH brasileira vai passar a valer em Portugal, após decreto assinado pelo presidente português

Por Estadão Conteúdo

redacao@viva.com.br
08/01/2026 | 10h56
São Paulo, 08/01/2026 - O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, assinou nesta quarta-feira, 7, um decreto que reconhece a Carteira de Motorista (CNH) brasileira. A medida constava em um acordo entre os dois países firmado no dia 22 de setembro de 2023. Entretanto só foi sancionada agora.
Pelo decreto, não há mais a necessidade de emissão de um novo documento para brasileiros dirigirem nas vias portuguesas. Também não será preciso trocar de documentação. Os motoristas brasileiros residentes em Portugal podem usar o documento enquanto estiver no prazo de validade.

Por conta da causa do princípio da reciprocidade, a regra também vale para portugueses residentes no Brasil.

“Acordo entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil sobre o Reconhecimento Mútuo dos Títulos de Condução” obedece aos seguintes critérios:

- Ter um documento de habilitação emitido no Brasil ou em Portugal;

- Ter menos de 15 anos de emissão;

- Documento precisa respeitar a legislação local;

- Serve para condutores das categorias A e B, com até 60 anos - outras categorias de habilitação, será necessário obter a carteira portuguesa.

Leia também: CNH renovada de graça: como novas regras afetam motoristas 50+?


Números da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), apontam que cerca de 500 mil brasileiros vivem em Portugal - a maior comunidade de imigrantes.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias