Pais podem cobrar pensão dos filhos? Veja o que diz a lei

Foto: Envato Elements

A Constituição determina que a família, a sociedade e o Estado devem amparar a pessoa idosa - Foto: Envato Elements
A Constituição determina que a família, a sociedade e o Estado devem amparar a pessoa idosa

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 13/09/2025, às 09h38
São Paulo, 13/09/2025 - Pessoas idosas em situação de vulnerabilidade podem ter direito a receber pensão alimentícia de filhos ou até netos. A previsão está assegurada na Constituição Federal e no Código Civil, que estabelecem a responsabilidade da família pelo amparo daqueles que já não conseguem suprir integralmente suas próprias necessidades.
Segundo informações do portal Jusbrasil, essa obrigação se assemelha à pensão que os pais pagam aos filhos, mas, nesse caso, o dever se inverte quando se trata do sustento de familiares em idade avançada.
Com o passar dos anos, algumas pessoas podem enfrentar limitações físicas ou cognitivas que dificultam a manutenção de despesas básicas, o que reforça a importância da proteção legal prevista.

Leia também: Novela Dona de Mim reacende debate sobre curatela e proteção de idosos

A Constituição determina que a família, a sociedade e o Estado devem amparar a pessoa idosa, garantindo seu:

  • Bem-estar;
  • Dignidade e
  • Participação na comunidade.

Já o Código Civil estabelece que parentes podem solicitar alimentos uns aos outros para garantir uma vida compatível com suas condições sociais, incluindo a cobertura de necessidades básicas.

O Estatuto do Idoso define como idosa qualquer pessoa com 60 anos ou mais. Além disso, o texto da lei permite que o idoso escolha apenas um dos filhos para efetuar o pagamento da pensão.

Essa escolha não exime os outros filhos da responsabilidade, pois a obrigação alimentar é solidária.

Caso apenas um filho pague inicialmente, ele pode cobrar dos demais a parte correspondente, garantindo que todos contribuam de maneira justa.

Quem pode solicitar?

Todo idoso acima de 60 anos, que comprove que não tem condições de arcar com as necessidades básicas do dia dia, vivendo em situação de vulnerabilidade.

Leia também: Conheça canais de denúncia de violência contra a pessoa idosa

Como solicitar a pensão alimentícia

Para solicitar a pensão alimentícia, o idoso deve procurar a Defensoria Pública ou contratar um advogado para entrar com o processo judicial. Também deve-se avaliar a possibilidade de justiça gratuita em casos de baixa renda.

O juiz responsável avaliará a necessidade do idoso e a capacidade financeira dos filhos para determinar o valor adequado da pensão, garantindo que o idoso tenha condições dignas de vida.

O direito à pensão alimentícia mostra que a proteção à pessoa idosa não se limita a cuidados informais, mas é respaldada por leis que asseguram seu bem-estar.

Palavras-chave alimentícia filhos idosa pensão

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias