Prazo para biometria nas eleições termina em maio; saiba como fazer
Fotos Públicas
16/01/2026 | 10h28
São Paulo, 16/01/2026 - Muitos eleitores deixam para regularizar o título nos últimos dias, o que costuma gerar filas nos cartórios eleitorais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o dia 6 de maio de 2026 como o prazo final para realizar a biometria eleitoral. Até essa data, é possível tirar o título de eleitor pela primeira vez, regularizar pendências, transferir o domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais.
Após esse prazo, o sistema eleitoral será fechado para as Eleições Gerais de outubro, e nenhum desses serviços poderá ser feito até o fim do pleito.
Leia também: Transformação digital é tema para ficar de olho nas eleições 2026
O que precisa para fazer a biometria
- A biometria é obrigatória apenas para quem vai tirar o título de eleitor pela primeira vez e o atendimento é presencial e gratuito.
- É necessário agendar um horário no site do TRE do seu estado e comparecer ao cartório com documento de identidade e comprovante de residência recente, como contas de luz, água ou telefone.
- Quem já possui título e deseja atualizar dados ou transferir o domicílio eleitoral deve fazer o pedido pelo Autoatendimento Eleitoral. Se for necessária nova coleta das digitais, o sistema informará o comparecimento ao cartório.
Leia também: Em que o eleitor 50+ precisa ficar atento nas eleições deste ano
Como emitir o título pela internet
- É possível iniciar o processo online pelo Autoatendimento Eleitoral.
- O formulário deve ser preenchido e acompanhado de cópias dos documentos solicitados.
- Após o envio, o solicitante será orientado a comparecer presencialmente ao cartório para concluir a coleta biométrica em até 30 dias. Caso não compareça, o pedido será cancelado.
Como saber se você já fez a biometria
- O eleitor pode verificar se sua biometria está cadastrada acessando o Autoatendimento Eleitoral e escolhendo a opção “Consultar situação eleitoral”.
- Em alguns casos, a Justiça Eleitoral já possui os dados importados de outros órgãos públicos, como o Denatran e o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).
Leia também: Eleições 2026: confira prazos, regras e a nova data de posse do presidente
Quem ainda não possui biometria, mas está regular com a Justiça Eleitoral, votará normalmente apresentando um documento oficial com foto. O passo a passo completo sobre a biometria e os serviços eleitorais podem ser consultados no site oficial da Justiça Eleitoral ou no TRE do seu Estado.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
