Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Prova de vida: 106 mil aposentados e pensionistas são convocados em PE

Adobe Stock

Se a Prova de Vida não for realizada no prazo, o benefício é cortado; ao todo, 106.181 pessoas deverão fazer a comprovação neste ano - Adobe Stock
Se a Prova de Vida não for realizada no prazo, o benefício é cortado; ao todo, 106.181 pessoas deverão fazer a comprovação neste ano
Por Bárbara Ferreira

21/01/2026 | 18h47

São Paulo, 21/01/2026 - Servidores aposentados e pensionistas estaduais de Pernambuco devem, obrigatoriamente, realizar a comprovação de vida referente a 2026, para não perder o benefício. De acordo com o governo, ao todo, 106.181 pessoas deverão fazer a Prova de Vida neste ano.

Leia também: Fraude no INSS vai completar 9 meses; veja o que se sabe até agora

O procedimento deve ser realizado no mês de aniversário do beneficiário, tendo os próximos 30 dias de tolerância. Passado o prazo, o benefício será suspenso.

A Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores de Pernambuco (Funape), órgão vinculado à Secretaria de Administração do Estado, divulga mensalmente uma lista com os nomes que precisam, naquele mês, comprovar que estão vivos.

Como realizar o procedimento?

O beneficiário precisa acessar sua conta Gov.br e, no mês do seu aniversário, o botão da comprovação de vida vai estar marcado com um sinal de alerta.

É preciso clicar no link e fazer o reconhecimento facial para confirmar que está vivo. Este reconhecimento precisa ser da face do beneficiário e não de um representante legal ou procurador. Caso não consiga baixar o app, basta procurar uma das 16 agências da Funape espalhadas por Pernambuco.

Em último caso, o segurado ou representante legal ou procurador pode optar pela validação presencial em qualquer agência do banco Bradesco, em todo o território nacional. Para isso, são necessários os seguintes documentos, em versão original ou cópia autenticada:

  • documento oficial com foto (RG, CNH ou carteira de órgão de classe);
  • comprovante de situação cadastral no CPF;
  • comprovante de residência do beneficiário e do representante legal ou procurador;
  • documentos que comprovem a representação, como procuração registrada em cartório;
  • documentos que expliquem o motivo da ausência física do beneficiário, como atestado médico ou termos de tutela, guarda ou curatela.

Menores de 16 anos e residentes fora do estado

Aposentados e pensionistas que moram fora de Pernambuco continuam podendo fazer a prova de vida pelo aplicativo Gov.br ou em uma agência bancária no estado onde residem. Já quem vive no exterior, também pode realizar o procedimento presencialmente em uma Embaixada do Brasil.

Pensionistas menores de 16 anos não podem usar o aplicativo Gov.br. Nesse caso, a prova de vida deve ser feita apenas de forma presencial. O comparecimento deve ocorrer em uma agência do Banco Bradesco, com representante legal.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias