Crédito consignado: veja como desbloquear o seu sem sair de casa

Adobe Stock

Maior parte da população considera falha gestão da crise do INSS pelo governo - Adobe Stock
Maior parte da população considera falha gestão da crise do INSS pelo governo

Por Joyce Canele

redacao@viva.com.br
Publicado em 22/08/2025, às 08h32

São Paulo, 22/08/2025 - Muitos beneficiários do INSS enfrentam dificuldades na hora de liberar o crédito consignado. Esse tipo de empréstimo permite que as parcelas sejam descontadas automaticamente da aposentadoria ou benefício, tornando o pagamento prático e seguro, sem necessidade de boletos ou transferências.

De acordo com reportagem do Portal Viva, é possível desbloquear o crédito consignado diretamente pelo aplicativo "Meu INSS", mesmo sem ter vínculo com um banco específico.

Leia também: Atenção, aposentados: INSS desmente ressarcimento via Pix e faz alerta

A orientação é seguir o passo a passo corretamente para garantir que o processo seja concluído sem erros ou atrasos.

Como fazer o desbloqueio?

O desbloqueio do crédito consignado deve ser feito em algumas etapas simples:

1. Abrir o aplicativo “Meu INSS” e fazer login com CPF e senha do titular.

2. No menu principal, localizado no canto esquerdo do aplicativo, deve-se acessar a área de empréstimos consignados e iniciar a simulação do crédito.

3. Durante essa simulação, o sistema solicita a autorização de consulta aos benefícios, que deve ser aceita pelo usuário.

Lembre que a biometria é um componente de segurança importanet para evitar fraudes. Se ainda não fez, veja como proceder com a ajuda do Viva Responde.

Leia também: Governo avisa pelo Whatsapp beneficiários do INSS sobre acordo de reembolso

Após a autorização, o usuário deve fornecer os dados solicitados de forma segura.

O aplicativo realiza a análise das informações e, em seguida, disponibiliza a proposta de empréstimo. É fundamental ler todos os termos da proposta e, se estiver de acordo, confirmar para finalizar o desbloqueio.

INSS
Foto: Adobe Stock

Leia também: Previdência privada aberta tem resgate líquido de R$ 3,1 bi em junho

O processo é totalmente digital, rápido e evita riscos de fraudes, pois o INSS e instituições confiáveis não solicitam nenhum tipo de pagamento antecipado para liberar o crédito consignado.

Leia também: Reembolso de vítimas do INSS que receberam resposta das entidades começa em setembro

Seguindo corretamente cada passo, beneficiários podem acessar seu crédito consignado de forma prática e segura, sem complicações.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias