Divulgação/Prefeitura SP
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brSão Paulo, 19/09/2025 - Desde de 2024, Sào Paulo conta com uma alternativa inusitada de transporte público: o Aquático-SP, um sistema hidroviário, composto por cinco barcos, que conecta o Cantinho do Céu ao Parque Mar Paulista, na represa Billings.
O serviço, gerenciado pela SPTrans, foi idealizado para oferecer uma alternativa ao trânsito intenso da zona sul, beneficiando diretamente moradores de regiões como Grajaú, Cocaia e Pedreira.
A operação começou em fase assistida, ou seja, em caráter de teste para ajustes técnicos e avaliação da demanda.
Leia também: Portões Abertos da FAB em SP tem exposição de caças e modelos históricos
Desde 13 de setembro de 2025, os dois terminais que atendem a linha Parque Linear Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista, passaram a ser administrados pela concessionária SPS VivaCidade, por meio de uma parceria público-privada de 30 anos.
A empresa ficou responsável por manutenção, limpeza, segurança e melhorias estruturais, enquanto a SPTrans mantém a supervisão da frota e da logística de transporte.
Leia também: Aeroporto de Guarulhos passa a usar scanner e detector de explosivos
A frota do Aquático-SP é composta por cinco embarcações, todas com lugares exclusivamente sentados.
Os barcos Bororé I e Santo Amaro têm capacidade para 60 passageiros cada e oferecem ar-condicionado, banheiros acessíveis, Wi-Fi gratuito, telas com informações em tempo real e tomadas USB.
Os barcos Biguá 1 e Biguá 2 são menores, com 30 assentos cada, e não contam com ar-condicionado ou sanitário adaptado. O Apurá transporta até 47 pessoas e segue os padrões básicos de acessibilidade.
Todos os barcos oferecem espaço para bicicletas e aceitam o transporte de animais de pequeno porte em caixas apropriadas.
Crianças de até dois anos viajam no colo, enquanto menores de 12 precisam estar acompanhados por um adulto. Embarque e desembarque são feitos em piers flutuantes, com tripulação composta por marinheiros e um capitão.
Leia também: Veja os feriados de 2026 e roteiros sugeridos para viajar nos dias de folga
A segurança também é prioridade no serviço. Todas as embarcações foram homologadas pela Marinha e contam com coletes salva-vidas, botes de emergência e tripulação treinada.
A SPS VivaCidade pretende ampliar a infraestrutura de acessibilidade, instalando sinalização tátil e pontos de recarga para cadeiras de rodas elétricas.
Por segurança, idosos, gestantes, pessoas com deficiência e mulheres com crianças de colo desembarcam primeiro.
Bicicletas embarcam por último, e o limite de passageiros é rigorosamente respeitado para preservar a segurança.
Leia também: Paulistano atribui falta de tempo a deslocamentos na cidade, diz pesquisa
O trajeto entre os dois terminais tem cerca de 5,6 quilômetros e proporciona vistas da represa. Em condições climáticas severas, como chuvas fortes, as viagens podem ser suspensas temporariamente.
O horário de funcionamento vai das 5h às 21h todos os dias. Durante esse período de testes, não há cobrança de tarifa, mas a validação do Bilhete Único continua obrigatória.
No futuro, o pagamento será integrado ao sistema de transporte municipal.
Para facilitar o acesso, linhas de ônibus conectam os terminais hidroviários à rede da SPTrans, a linha 627M-10, liga o Terminal Santo Amaro ao Parque Mar Paulista, com paradas limitadas para reduzir o tempo de viagem. Outra linha faz a ligação entre o Cantinho do Céu e a malha de ônibus da região.
Leia também: Essa é a melhor cidade do Brasil para morar depois de se aposentar, segundo levantamento
O projeto tem ainda uma preocupação ambiental. Equipes atuam diariamente para evitar impactos na represa Billings, orientando passageiros a não jogar lixo na água nem alimentar animais silvestres como capivaras e aves.
Leia também: Procon-SP e OAB-SP alertam para riscos e direitos em cartilha sobre Bets
Com capacidade de transportar mais de 2 mil pessoas por dia, o Aquático-SP é uma alternativa sustentável, integrada à rede de mobilidade paulistana.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.