Foto: reprodução arquivo Memória Globo
Por Joyce Canele
redacao@viva.com.brAo longo das décadas, as novelas brasileiras consolidaram-se como uma das mais influentes do mundo. Entre tramas envolventes, personagens inesquecíveis e temas que provocaram o debate público, algumas novelas atravessaram gerações e se eternizaram na memória coletiva.
Leia também: Você se lembra? 9 músicas do Roupa Nova que marcaram novelas clássicas
Seja por seus vilões icônicos, histórias de amor com reviravoltas ou críticas sociais afiadíssimas, essas produções provaram que novela é, sim, parte essencial da cultura brasileira. A seguir, confira 10 das novelas mais famosas de todos os tempos.
Cena mais icônica:
Um clássico absoluto, “Vale Tudo” foi além do entretenimento e escancarou uma questão essencial: “Vale a pena ser honesto no Brasil?”. A novela retrata o conflito entre Raquel Accioli, uma mulher íntegra, e sua filha Maria de Fátima, ambiciosa e disposta a tudo para enriquecer.
Leia também: Vale Tudo: relembre elenco original da novela brasileira que virou um fenômeno
A vilã Odete Roitman entrou para o panteão dos maiores nomes da ficção nacional. Com audiência que bateu os 81 pontos, a trama é considerada uma das mais marcantes da televisão brasileira.
Cena mais icônica:
Inspirada no livro de Jorge Amado, “Tieta” foi um sucesso imediato. Expulsa da cidade por conta de seu comportamento considerado “inadequado”, a protagonista retorna anos depois, rica e poderosa, determinada a dar o troco em quem a julgou. A personagem principal, vivida por Betty Faria, encantou o público com sua sensualidade e carisma, enquanto a trama ousava ao abordar tabus, como a hipocrisia social e o conservadorismo religioso.
Cenas icônicas:
Misturando drama com espiritualidade, “A Viagem” popularizou conceitos do espiritismo no horário nobre. Após cometer suicídio, Alexandre retorna do além como espírito vingativo. Enquanto isso, sua irmã Diná se envolve com Otávio, o advogado que tentou ajudar o irmão. Com forte influência das obras psicografadas por Chico Xavier, a novela fez o público refletir sobre vida após a morte e o poder da redenção.
Leia também: Novela ‘A Viagem’ está de volta ao ar na Globo; relembre história
Cena mais icônica:
Com uma história que envolve amor, juventude e sacrifícios, “Laços de Família” emocionou o Brasil. O romance entre Helena e Edu, marcados pela diferença de idade, dá o pontapé inicial para uma trama com muitos entrelaçamentos familiares. O ponto alto veio com a emocionante cena do corte de cabelo de Camila, personagem de Carolina Dieckmann, durante o tratamento contra leucemia, o que sensibilizou o país e incentivou o aumento no número de doadores de medula óssea.
Cenas icônicas:
Mesclando ficção científica com romance e cultura árabe, “O Clone” apresentou ao público um debate inédito sobre clonagem humana. A paixão entre a muçulmana Jade e o brasileiro Lucas é atravessada por diferenças culturais, religiosas e éticas. A atuação tripla de Murilo Benício, aliada à estética inovadora, tornou a trama uma das mais memoráveis do início dos anos 2000.
Leia também: 7 amizades icônicas das novelas brasileiras
Cena mais icônica:
Poucas vilãs foram tão icônicas quanto Nazaré Tedesco. Vivida por Renata Sorrah, a personagem protagonizou cenas antológicas e se tornou meme anos depois. A história acompanha a saga de Maria do Carmo, uma nordestina forte que tem sua filha sequestrada ainda bebê por Nazaré. A novela é lembrada não apenas pelos seus momentos dramáticos, mas pela força de suas protagonistas.
Cena mais icônica:
Com forte apelo espiritual, “Alma Gêmea” conquistou o público com sua abordagem sobre reencarnação e amor eterno. Serena, jovem de origem indígena, é a reencarnação da falecida esposa de Rafael, e os dois se reencontram em uma nova vida. A novela apostou no lúdico e nas emoções profundas, com direito a cenários floridos e uma trilha sonora inesquecível.
Cena mais icônica:
A novela se destacou pela ousadia e pelos personagens fora do comum. O casal Olavo e Bebel roubou a cena com seus diálogos ácidos e apaixonados. Além disso, Alessandra Negrini brilhou ao interpretar as gêmeas Paula e Taís, que vivem em lados opostos da moralidade. O enredo equilibrava romance, humor e crítica social com habilidade.
Cena mais icônica:
Fenômeno de audiência e redes sociais, “Avenida Brasil” foi além da TV e virou assunto nacional. A saga de Rita, depois Nina, em busca de justiça contra a madrasta Carminha, reuniu ingredientes perfeitos para o sucesso: vingança, reviravoltas, drama e personagens bem construídos. Carminha, interpretada por Adriana Esteves, entrou para a história como uma das vilãs mais complexas e carismáticas da teledramaturgia.
Remake de um grande sucesso dos anos 90, “Pantanal” ganhou nova roupagem sem perder sua essência poética. A beleza do bioma brasileiro foi destaque, assim como o realismo fantástico que envolve personagens como Juma Marruá, a mulher-onça. A novela encantou pela fotografia, trilha sonora e pela forma como retratou o Brasil profundo de maneira sensível e contemporânea.
Leia também: O que você precisa saber sobre 'Êta Mundo Bom!' antes de 'Êta Mundo Melhor!'
Essas novelas seguem vivas na memória do público, seja por suas tramas impactantes, seus personagens inesquecíveis ou pelas discussões que provocaram na sociedade. Afinal, poucas coisas são tão brasileiras quanto se emocionar, rir ou torcer em frente à TV por uma boa história.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.