Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]São Paulo, 13/07/2025 - Neste domingo (13), comemora-se o Dia Mundial do Rock. A data foi escolhida por remeter ao Live Aid, um festival histórico de 1985, organizado por Bob Geldof e Midge Ure, simultaneamente em Londres e Filadélfia, com o objetivo de arrecadar fundos para a fome na Etiópia. Nesse evento, Phil Collins sugeriu que fosse instituído o “Dia Mundial do Rock”.
No Brasil, a ideia foi abraçada por emissoras de rádio, como a 89 FM e a 97 FM, a partir do fim da década de 1980, ajudando a popularizar a data entre os fãs do país.
Embora chamada de "mundial", a data não é comemorada oficialmente em outros países. No Brasil, ela ganhou força entre os anos 1990 e 2000, com shows, programação especial em rádios e redes sociais.
O gênero representa muito mais do que música: simboliza a luta pela liberdade, mudanças sociais e atitude contestadora ao longo dos séculos XX e XXI.
Esses hinos definiram gerações, ajudaram a moldar a cultura musical e são referências essenciais para qualquer fã do rock.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.