Egberto Rasen/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Por Estadão Conteúdo
[email protected]São Paulo, 25/07/2025 - O velório da cantora Preta Gil, que morreu aos 50 anos no último domingo, 20, foi marcado por muita emoção e contou com a presença de familiares, amigos, autoridades e fãs que foram dar o último adeus à cantora durante no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (25).
Janja da Silva, a primeira-dama do Brasil, chegou ao local, para prestar suas homenagens e condolências no velório da cantora Preta Gil. Ao lado dela estava Margareth Menezes, ministra da Cultura do País.
Leia também: Câncer no intestino: confira 6 sinais da doença que atingiu Preta Gil
O presidente Lula enviou uma coroa de flores e prestou suas homenagens à cantora. “Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só amor. O Brasil agradece e celebra sua luz”, diz a mensagem do político.
O velório da cantora também contou com a presença de famosos como Rodrigo Faro,Thiago Abravanel, Taís Araújo, Luiz Miranda, Malu Mader, Tony Beloto, Alice Wegmann, Claudia Abreu, Thiago Fortes. Mylena Ciribelli, Thiaguinho e a esposa Carol Peixinho, Péricles entre outros.
O cantor Thiaguinho se emocionou bastante durante o velório da cantora. Ao lado da sua esposa, o cantor chorou e beijou a testa da amiga ao se despedir dela. Após a despedida, Thiaguinho foi consolado por Péricles, seu ex-colega de banda. Na saída do velório, Thiaguinho afirmou que a estrela da artista é eterna. “Estávamos sempre nos falando, sempre nos vendo; fica um vazio, mas também uma lição”, afirmou ao Estadão.
“A Preta era uma pessoa agregadora para caramba. Quantos momentos juntos tivemos. Ela sempre participou de todos os momentos da nossa vida e vai continuar participando. A música é eterna. A estrela de Preta fica para sempre, não vamos deixar essa memória se apagar”.
Após o velório, o corpo da artista será cremado, conforme desejo manifestado em vida.
A cantora morreu em decorrência de um câncer no intestino, do qual tratava desde 2023. Ela estava em Nova York, nos Estados Unidos, em busca de um tratamento alternativo, e morreu a caminho do Brasil.
Ela deixa, além dos pais e irmãos, um filho, Francisco, de 30 anos, e uma neta, Sol de Maria, de 9 anos.
Preta é filha de Sandra Gadelha, de 77 anos, e Gilberto Gil, de 83 anos. A mãe da cantora foi casada com o ícone da MPB entre 1969 e 1980. Ela foi inspiração da música Drão, de Gilberto Gil, cantada por Preta durante a turnê Tempo Rei.
Também com Sandra, Gil teve dois outros filhos, Maria e Pedro Gil. Por parte de pai, ela é irmã de Bela, Bem e José Gil, filhos de Flora Gil.
Nara Gil e Marília Gil também são irmãs mais velhas de Preta, de relacionamentos anteriores.
Marina Lima
Prima de Preta por parte da mãe, a cantora dedicou uma postagem no Instagram para Preta, após sua morte. “Pretinha, você será lembrada de tantas maneiras lindas por todos… Meu amorzinho valente, não tem um brasileiro que não esteja comovido com a sua passagem, estrela brilhante, cheia de vida e graça e talento e amor e consciência, e que nos ensinou demais.”
“Voa cometinha, vai conhecer outras dimensões e mostrar para eles tudo que você, luz irradiante, sabe. Voa cometinha, voa. Vou te amar para sempre”, completou.
Patrícia Pillar
Prima de segundo grau da cantora, a atriz Patrícia Pillar também faz parte da família materna. Ela é filha de Lucy Gadelha, prima da mãe de Preta.
“Minha priminha amada, que mulher incrível você foi! Te amo mais e mais, e para sempre! Você nos ensinou muito e deixa um vazio enorme no coração de todos. Um abraço carinhoso para os tantos amigos incríveis que te amam, aos seus milhões de fãs e para sua família, que amo e admiro. Vá em paz!“, escreveu, sobre a morte de Preta, em suas redes sociais.
Caetano Veloso
Além de Caetano ser um grande amigo de Gil, ele também foi tio de Preta por mais de 19 anos. De 1967 a 1986, o músico foi casado com Dedé Gadelha, irmã de Sandra Gadelha, e fazia parte oficialmente da família.
Gal Costa
Preta Gil era afilhada de Gal Costa. Na sua última aparição na TV, no programa Domingão com Huck, Preta cantou o tema da novela Vale Tudo, a música Brasil, de Cazuza, interpretada originalmente por Gal Costa. Foi uma homenagem à sua madrinha, que faleceu em novembro de 2022, aos 77 anos, em decorrência de um infarto.
Moreno Veloso
O filho de Caetano com Dedé Gadelha, tia de Preta, também tinha uma relação próxima com a cantora. Em uma postagem mais antiga nas redes sociais, realizada antes da morte da prima, ele comenta sobre um encontro que tiveram: “Amo minha prima Preta e tudo o que ela faz me inspira demais! Força, fé, risadas e muito carinho sempre contigo. Que dia bom ao seu lado hoje.”
Luiza Possi
A cantora é prima de segundo grau de Preta Gil, já que é filha de Líber Gadelha, primo de sua mãe.
Preta Gil, nos últimos dias de vida, tentou retornar ao Brasil. Com o estado de saúde agravado e diante da notícia de que não havia mais possibilidades terapêuticas para seu tratamento contra o câncer, a artista manifestou o desejo de voltar para casa, reencontrar amigos e sua mãe.
No domingo, 20, ela chegou a embarcar em uma UTI aérea que a traria de volta ao País. No entanto, antes da decolagem, passou mal e morreu dentro de uma ambulância, a caminho do hospital, em Nova York, aos 50 anos.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.