Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Sua navegação está lenta? Aprenda a fazer a limpeza de cache

Envato

O cache do navegador serve para dar agilidade no carregamento de sites recorrentes, mas pode prejudicar a navegação em geral - Envato
O cache do navegador serve para dar agilidade no carregamento de sites recorrentes, mas pode prejudicar a navegação em geral
Por Felipe Cavalheiro

02/02/2026 | 17h25

São Paulo, 02/02/2026 - O cache é um tipo de armazenamento temporário do navegador. Quando se entra pela primeira vez em um site, ele salva certas informações — como senhas e a "aparência" da página — e as mantém dentro computador. Desta forma, uma nova visita ao site terá mais agilidade no carregamento. 

Leia também: Vazamento de dados: o que fazer quanto as informações acabam na Darkweb?

No entanto, o acúmulo de muitas informações no cache pode exigir memória do aparelho, tornando seu uso mais 'travado'. Além de, por manter dados de login, criar uma vulnerabilidade para a segurança digital — especialmente quando o dispositivo é compartilhado com um terceiro.

Como limpar o cache de diferentes navegadores

Tanto nos celulares quanto computadores, o maior volume de cache vem dos navegadores que usamos para acessar os sites. Confira aqui como limpar as informações dos três mais comuns: 

Google Chrome

  1. Selecione os três pontos no canto superior da tela do navegador e clique no ícone de lata de lixo, escrito " Excluir dados de navegação" (Também é possível usar o atalho, clicando em "ctrl + shift + del"). 
  2. Uma janela pop-up será aberta. Nela, você pode escolher desde quando os dados serão excluídos, desde 15 minutos até "todo o tempo" — opção que apaga as informações desde o início do uso. 
  3. Marque e desmarque as caixas para escolher o que apagar. 
  4. Selecione "Excluir dados". 

Reprodução
Reprodução

Safari

  1. No menu superior do Safari, clique em "Safari" e em "Ajustes". No teclado, também é possível usar o atalho "Cmd+". 
  2. Na nova janela, selecione o ícone com duas rodas dentadas, "Avançado", e marque a caixa "Mostre recursos para desenvolvedores da web". 
  3. Novamente no menu superior, clique na guia "Desenvolvedor"  e selecione "Esvaziar caches".

Reprodução
Reprodução
Reprodução

Microsoft Edge

  1. Selecione os três pontos no canto superior da tela do navegador e clique no ícone de lata de lixo, escrito " Excluir dados de navegação" (Também é possível usar o atalho, clicando em "ctrl + shift + del"). 
  2. Uma janela pop-up será aberta. Nela, você pode escolher o intervalo de tempo no qual os dados serão apagados, desde a "última hora" até o início do uso do navegador. 
  3. Marque e desmarque as caixas para escolher o que apagar. 
  4. Selecione "Limpar agora". 

Reprodução
Reprodução

Quando limpar o cache?

O consumo de memória do cache só começa a ser relevante após dias de uso e o acesso de múltiplos sites. Apesar do alívio no espaço do aparelho, limpar os dados todos os dias desperdiça a agilidade da ferramenta e tem pouco impacto na velocidade do navegador. 

O ideal é fazer a limpeza apenas quando o aparelho demonstrar uma lentidão anormal. Outra medida muito adotada nos computadores das empresas — pensada principalmente para a cibersegurança — é a limpar o cache a cada 60 ou 90 dias. 

Escolhendo o que limpar

A maioria dos navegadores permite que o usuário personalize o que será apagado. Isso é útil, pois cada tipo de informação facilita um aspecto da navegação. 

  • Cookies: são as informações sobre preferências de navegação e outros dados enviados às empresas para a personalização do site. Limpá-los tem pouco impacto na velocidade de navegação, mas garante maior privacidade
  • Arquivos em cache: layout e aparência das páginas principais são salvas aqui, para aumentar a velocidade de carregamento dos sites mais acessados. Limpá-los fará com que esses sites tenham que baixar novamente estes dados a cada acesso, mas, por serem as informações mais pesadas, também alivia muito a memória do aparelho, fazendo com que trave menos. 
  • Senhas: os logins pré-preenchidos das contas. Limpar estas informações exigirá que o usuário entre novamente, com nome e senha, a cada vez que entrar no site. Apesar da inconveniência, é uma limpeza importante para a segurança digital.  
  • Histórico do navegador: o histórico guarda a informação de todos os sites acessadas pelo usuário. É útil para localizar antigas informações ou páginas perdidas, mas sua limpeza garante maior privacidade. 

Estagiário sob supervisão de Marcia Furlan

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias