Marcelo Mansfield comemora 40 anos de carreira e estreia filme em 2026
Foto: Alec Boiczar
29/11/2025 | 08h56
São Paulo, 29/11/2025 - Completando 40 anos de carreira e 69 anos de vida, o ator e comediante Marcelo Mansfield não pensa em parar e já tem planos para 2026, entre eles, está o lançamento de um filme, o projeto de teatro e o convite para participar de novela vertical – atração feita para ser assistida no celular. Ele também tem o desejo de atuar em um musical da Broadway, e trabalhar com o ator Mateus Solano.
Entre os projetos que podem acontecer ao longo do próximo ano, o que já está concluído é o filme Nico, que tem como protagonistas Murilo Benício e Kevin Vechiatto, é uma comédia onde pai e filho, anos após se falar, são obrigados e encarar uma viagem de carro de 30 horas. A estreia do filme, ainda sem data definida, deve ocorrer no início do ano. Quanto ao ator Mateus Solano, ele revela que quase já trabalho com ele, mas por motivos de agenda, não conseguiu realizae esse desejo.
Leia também: Veranópolis (RS) é tema de documentário sobre longevidade; veja no cinema
Mansfield, que se tornou ator com 17 anos, conta que descobriu que tinha paixão por comédia na infância, assistindo a programas de humor na televisão. Ao longo da sua carreira, ele já passou por teatro, cinema, TV, stand-up e protagonizou mais de 550 comerciais. Ele avalia que as diferentes experiências contribuíram para que ele aprendesse a desenvolver uma linguagem artística própria, no entanto, ele ressalta que também foi preciso se descontruir para se adaptar. “Por exemplo, nos comerciais eu tinha que olhar para a câmera e, ao atuar em novela, era necessário esquecer que estava sendo filmado. Ou mesmo no teatro, onde eu tinha que projetar a voz, ao contrário de quando se usa microfone”, explica.
Ele ressalta ainda que a novela vertical, que está começando a se tornar conhecida, é uma novo formato, onde todos estão aprendendo a trabalhar. "Temos que estar sempre nos desafiando", afirma.
Sobre o perfil das pessoas que vão ao teatro ou ao show de stand-up, o ator avalia que são diferentes. Para o teatro, são pessoas na faixa dos 30 anos mais “sofisticadas, inteligentes e interessadas”. Diferente do público de stand-up que, segundo ele, são jovens, perto da adolescência e com pouca cultura. “Estou percebendo que eles não têm muita cultura e, dependendo da piada, não entendem, ficam boiando. Acho que é uma falta de sofisticação do amadurecimento, que a gente vai ganhando com o tempo”, avalia.
Ele pondera que, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, fazer comédia não é nada fácil. “Esse negócio da comédia ser fácil, não é fácil, mas o drama também não é, produzir, não é.... Tudo dá trabalho e tem dificuldade. O que eu acho é que cada um tem que procurar a sua facilidade”, explica.
O atora ressalta ainda que, para ele, fazer comédia é fácil, mas que o importante, seja qual for o trabalho, é tentar ter algum prazer no que se faz.
“Eu tenho o maior prazer de fazer, mesmo quando eu fiz coisas que não são comédia, eu tive o maior prazer, achei desafiador, achei interessante, a gente tem que se desafiar.”
Vantagens de ser 60+
Ele revela que ao fazer 50 anos ficou totalmente feliz e, depois dos 60 “tudo ficou maravilhoso. “Você faz o que você quiser. Tem muita coisa que eu acho que depois do 60 é maravilhoso, mas para você fazer, às vezes, tem uma certa dificuldade. Agora eu gosto, me acho muito mais feliz, eu me acho muito mais realizado”, avalia, ponderando, no entanto, que também há o lado das limitações".
"A gente também tem problema físico, doenças, mas isso, para mim não tem problema, porque eu todo ano faço um checkup, faço exercício físico diariamente com o personal e sem o personal, me alimento bem, coisa que eu não fazia antes”, revela, dizendo que hoje leva uma vida mais tranquila.
Para quem está começando, Mansfield dá uma dica: estude, assista muitas coisas de diferentes gêneros e, guarde a melhor piada para o final.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
