Facebook Viva Youtube Viva Instagram Viva Linkedin Viva

Mateus Solano nega ter dado tapa em celular de espectador durante peça

Reprodução Instagram / @mateusolanooficial

Mateus Solano: "Não dei tapa em ninguém, nem no celular. Eu apenas furtei o celular e joguei debaixo da poltrona" - Reprodução Instagram / @mateusolanooficial
Mateus Solano: "Não dei tapa em ninguém, nem no celular. Eu apenas furtei o celular e joguei debaixo da poltrona"

Por Estadão Conteúdo

redacao@viva.com.br
Publicado em 21/10/2025, às 19h19 - Atualizado às 19h21
São Paulo, 21/10/2025 - Mateus Solano causou polêmica na última semana, após dar um tapa no celular de uma pessoa que o filmava durante a apresentação da peça O Figurante, em Santa Rosa (RS). Nesta terça-feira, nos Stories do Instagram, o ator resolveu se pronunciar sobre o episódio.
Ele começou destacando a importância da repercussão. "Achei o máximo a gente poder, através dessa polêmica, levantar um pouco essa questão da falta de educação do público. O limite do público, o limite de quem está no palco."
Leia também: Após 16 anos, Wagner Moura volta ao teatro com peça interativa

O ator contou que, durante a cena, agiu como "um trombadinha", pegando rapidamente o celular e o colocou debaixo da poltrona, sem interromper o espetáculo.
"Não dei tapa em ninguém, nem no celular. Eu apenas furtei o celular e joguei debaixo da poltrona", contou.
Segundo ele, a apresentação estava sendo filmada naquele dia, para o diretor do espetáculo, que mora em Portugal. "Justamente no dia do 'tapa', a gente estava filmando. Portanto, eu tenho provas que fui um ninja. Consegui não parar o espetáculo, tirar o celular que estava me atrapalhando e causar essa polêmica muito importante", disse bem-humorado.
Por fim, o ator ressaltou que a luz do celular e a falta de atenção do público prejudicam quem está em cena. "O teatro não é captável. É um momento único", concluiu.

A polêmica

O vídeo do episódio, que aconteceu no dia 14, se espalhou rapidamente pela internet. Enquanto alguns usuários defenderam a reação do ator, argumentando que o uso de celulares durante peças é uma falta de respeito, outros criticaram a suposta agressividade da atitude, classificando-a como "comunicação violenta".
Após a repercussão, a assessoria de Solano reforçou em nota enviada ao Estadão que o público é orientado diversas vezes, antes do início de cada sessão, a desligar os aparelhos eletrônicos. "Os celulares atrapalham, e muito, a quem está no palco e a quem está à volta", diz o comunicado. A equipe também explicou que, na cena em questão, o personagem interage com o público e recolhe objetos de forma lúdica como parte da dramaturgia.
O Figurante é o primeiro monólogo da carreira de Mateus Solano. Com direção de Miguel Thiré e texto assinado pelo ator em parceria com Thiré e Isabel Teixeira.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Gostou? Compartilhe

Últimas Notícias