Morre Ieda Maria Vargas, 1ª Miss Universo do Brasil, aos 80 anos
Arquivo/Estadão Conteúdo
23/12/2025 | 08h44
São Paulo, 23/12/2025 - Primeira brasileira a vencer o concurso Miss Universo, Ieda Maria Vargas morreu na segunda-feira, 22, aos 80 anos, em Gramado (RS), onde vivia há anos.
Ieda Vargas trouxe o título inédito ao Brasil em 21 de julho de 1963, em Miami, nos Estados Unidos. De volta do concurso internacional de beleza, foi recebida pelo então presidente da República, João Goulart, em Brasília (DF), onde também desfilou em carro do Corpo de Bombeiros.
Leia também: “Quando as mulheres fazem 50, se tornam invisíveis”, diz Miss 50+
Também foi recebida por multidões em Belém, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, sua cidade natal. Tornou-se uma celebridade à época e, até os dias de hoje, era reverenciada no Rio Grande do Sul.
O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSD), disse, em rede social, que Ieda "levou o nome do Rio Grande do Sul ao mundo". "Também reconhecida entre os '20 Gaúchos que Marcaram o Século 20' em votação popular, sua trajetória permanece como referência para várias gerações. Minha solidariedade aos filhos, netos, familiares e a todos que acompanharam e admiraram sua história", afirmou.
Leia também: Orquestra Ouro Preto homenageia Luiz Gonzaga em álbum e audiovisual
Em nota veiculada nas redes sociais, a família de Ieda agradeceu o apoio dos admiradores:
"Neste momento de imensa dor, agradecemos todas as manifestações de carinho, respeito e solidariedade recebidas", diz nota veiculada pela família. "Ieda foi uma mulher de luz, que marcou a história e a vida de muitas pessoas, deixando um legado de amor, alegria e inspiração", completou.
"Estamos profundamente tristes com sua partida, mas confortados na certeza de que agora ela descansa na Casa do Pai, em paz, envolta pelo amor de Deus. A família informa que, oportunamente, divulgará detalhes sobre as despedidas e homenagens", encerra a nota.
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
