Aos 78, Tânia Maria, atriz de 'O Agente Secreto', terá estreia no Festival de Roterdã
Instagram/Reprodução/@taniamariaatriz
17/12/2025 | 14h19 ● Atualizado | 14h20
São Paulo, 17/12/2025 - A atriz Tânia Maria, elogiada pelo papel de Dona Sebastiana em 'O Agente Secreto', está no elenco de 'Yellow Cake', novo filme do diretor Tiago Melo que terá estreia mundial no Festival de Roterdã (IFFR), na Holanda.
O filme será exibido na principal mostra competitiva do evento, que premia o vencedor com o Tiger Award, concorrendo com outras 11 produções. O festival acontecerá entre 29 de janeiro e 8 de fevereiro.
Leia também: Conheça os filmes brasileiros que foram pré-indicados os Oscar 2026
Em 2018, Tiago Melo ganhou o prêmio Bright Future, voltado para diretores estreantes, por 'Azougue Nazaré'. O cineasta pernambucano é mais conhecido como produtor, tendo trabalhado em filmes como 'Aquarius' e 'Bacurau', de Kleber Mendonça Filho, e 'Boi Neon', de Gabriel Mascaro.
Estrelado por Rejane Faria, 'Yellow Cake' é ambientado em Picuí, no interior da Paraíba. Na região, conhecida pelas "terras raras", um grupo de cientistas tenta erradicar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, usando urânio. A protagonista Rúbia Ribeiro (Rejane), uma física nuclear, integra o experimento secreto que dá título ao filme.
Leia também: 'O Agente Secreto' é indicado a Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro
A trama mistura ficção científica e drama, abordando temas como exploração dos recursos naturais, implicações éticas da ciência e desigualdade social.
Além de Rejane Faria e Tânia Maria, também estão no elenco Valmir do Côco, Spencer Callahan, Wolfgang Pannek, Alli Willow, Rosa Malagueta, Galeguinho, Zé Matias e Severino Dadá.
Quem é Tânia Maria?
Aos 78 anos, Tânia Maria é uma atriz iniciante. Ela começou a atuar aos 72 anos, quando trabalhou com Kleber Mendonça Filho em 'Bacurau' (2019). Na ocasião, chamou atenção do diretor, passou pela preparação de elenco e obteve mais destaque no filme.
Desta vez, ela retorna como coadjuvante, interpretando Dona Sebastiana, que abriga Marcelo (Moura) em sua chegada ao Recife. O diretor escreveu a trama de 'O Agente Secreto' com Moura e Tânia em mente.
O The New York Times recentemente destacou o trabalho de Tânia no filme. Na publicação, intitulada The Best, Craziest, Scuzziest Film Performances of 2025 (As melhores, mais loucas e mais bizarras performances cinematográficas de 2025, na tradução), a brasileira conquistou o título de "melhor atuação com cigarro".
Comentários
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.
