Alphabet e Paypal firmam parceria em comércio digital com integração de inteligência artificial

Envato

A ideia é transformar as compras do futuro em um processo totalmente automatizado - Envato
A ideia é transformar as compras do futuro em um processo totalmente automatizado

Por Pedro Lima, do Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 18/09/2025, às 12h07

São Paulo, 18/09/2025 - A Alphabet, controladora do Google, e PayPal anunciaram uma parceria voltada para ampliar soluções de comércio digital. Segundo comunicado conjunto, o objetivo é desenvolver experiências de compra mais integradas, com uso de inteligência artificial (IA) e maior presença dos serviços do PayPal nos produtos do Google.

Leia também: Mastercard fecha parcerias com Google, Stripe e Antom para nova geração de "IA agêntica"

As empresas destacaram que a colaboração envolve desde a criação de padrões para o chamado "agentic commerce", descrito como comércio orientado por agentes de IA, até a integração de ferramentas como PayPal Checkout, Hyperwallet e Payouts em diferentes plataformas do Google. O acordo também inclui o processamento de pagamentos em serviços como Google Cloud, Google Ads e Google Play.

O PayPal passará ainda a trabalhar com o Google Cloud para modernizar sua infraestrutura tecnológica. As companhias afirmaram que a iniciativa deve unir a infraestrutura global de pagamentos do PayPal à expertise da Google em IA para criar novas experiências personalizadas e reforçar a segurança das transações.

De acordo com o comunicado, a parceria pretende não apenas ampliar a oferta de serviços digitais, mas também definir práticas que possam servir de padrão para o setor, como o uso do chamado "Agent Payments Protocol", apresentado como uma solução aberta e escalável para o comércio digital.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias