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'Baby boomers' são mais engajados com doações mensais, aponta pesquisa

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De acordo com a pesquisa, 26% das doações são feitas por essa parcela da população - Envato
De acordo com a pesquisa, 26% das doações são feitas por essa parcela da população
Por Paula Bulka Durães

16/09/2025 | 12h09

São Paulo, 16/09/2025 - Os brasileiros nascidos entre 1946 e 1964, pertencentes à chamada geração 'baby boomer', são os mais engajados com doações mensais para causas sociais. É isso que aponta o Relatório do Varejo 2025 da plataforma tecnológica Adyen. De acordo com a pesquisa, 26% das doações são feitas por essa parcela da população, seguida pelos millennials, nascidos entre 1981 e 1996, responsáveis por 20% das destinações.

A média do País de doadores mensais é de 19%, acima da mundial, de 15%. Entretanto, 20% dos entrevistados afirmaram nunca ter feito uma doação. 

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Tipos de doação

Ao levantar os tipos de doação nos últimos doze meses, a pesquisa mapeou que:

  • 37% dos entrevistados optaram por apoiar financeiramente as iniciativas de amigos e familiares;
  • 28% preferiram arredondar o valor de pagamento durante a finalização de uma compra, contribuindo para que esse adicional seja repassado a diferentes causas.

Apesar da iniciativa dos consumidores, 74% das empresas brasileiras não permitem que clientes realizem doações por meio de compras online. Nas lojas físicas, esse número aumenta para 79%.

Entre as dificuldades mencionadas pelos varejistas, 21% apontaram a falta de recursos ou conhecimento necessário para a coleta de doações, mas 24% reconheceram a importância de atender à expectativa dos consumidores.

Atitudes sustentáveis 

Outro questionamento para os entrevistados foi sobre o consumo no varejo de produtos sustentáveis. Neste sentido, 52% dos brasileiros afirmaram que pagariam mais por produtos de empresas que tomaram iniciativas em prol do meio ambiente.

Outros 21% gostariam que as lojas fossem mais transparentes sobre o compromisso climático. Ao todo, o levantamento foi realizado com mais de 2 mil consumidores e 500 empresas brasileiras.

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