Foto: Envato Elements
Por Beatriz Duranzi
[email protected]Com as temperaturas em alta em diversas regiões do Brasil, o ar-condicionado se tornou essencial em muitos lares. Mas, ao mesmo tempo que oferece conforto, o uso desse aparelho pode gerar um aumento significativo na conta de luz, especialmente se um erro simples for cometido.
O problema é mais comum do que parece: ignorar a manutenção regular do equipamento. Além de comprometer a eficiência do aparelho, a sujeira acumulada obriga o ar-condicionado a trabalhar mais, resultando em até 15% de aumento no consumo de energia elétrica, segundo especialistas em eficiência energética.
Segundo orientações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e fabricantes como LG e Samsung, a limpeza dos filtros deve ser feita a cada 15 a 30 dias em residências com uso frequente. Já a manutenção técnica completa, feita por profissionais, precisa ocorrer a cada 6 ou 12 meses, dependendo do modelo e da intensidade de uso.
Além disso, há riscos à saúde: o acúmulo de poeira e fungos nos filtros pode causar crises alérgicas e respiratórias em adultos e crianças.
Para evitar surpresas desagradáveis na conta de luz, especialistas recomendam:
Faça a limpeza regular dos filtros e contrate um técnico para manutenção preventiva.
Essas funções ajustam automaticamente a temperatura, reduzindo o consumo.
A recomendação ideal é manter o aparelho em torno de 23ºC a 25ºC. Cada grau a menos pode aumentar o gasto em até 8%.
Isso evita que o ar frio escape, forçando menos o equipamento.
Elas ajudam a reduzir a incidência do sol e melhoram o desempenho do ar-condicionado.
Além de cuidados com o uso dos aparelhos, famílias de baixa renda podem contar com o programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece descontos automáticos na fatura mensal.
O uso consciente do ar-condicionado, aliado à manutenção correta, pode fazer uma grande diferença no orçamento doméstico. Evitar o erro de negligenciar a limpeza e buscar formas de economizar são passos fundamentais para manter o conforto sem sustos no fim do mês.
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.