Envato
São Paulo, 05/09/2025 - Se você é fã de Sex and City, provavelmente já deve ter ouvido falar ou até assistido a sequência “And just like that”, que traz a protagonista Carrie Bradshaw, interpretada por Sarah Jessica Parker, tratando logo no início de um tema que todos nós iremos enfrentar: a morte. Spoiler: sim, o “Mr.Big” (Chris Noth) morre. Mas isso tudo para contar que, assim como no filme, esse momento é difícil para todo mundo.
Leia também: Como lidei com o luto: da raiva ao recomeço
Visitar locais para fazer a cerimônia de despedida da pessoa amada e resolver diversas questões burocráticas é um peso a mais para quem já está fragilizado pela perda.
Existe a opção de acionar o serviço funerário municipal, gratuitamente, mas também há empresas privadas que oferecem serviços adicionais à cobertura de assistência no luto e, em alguns casos, benefícios em vida. A Ossel Assistência, por exemplo, oferece serviço de telemedicina com atendimento clínico 24 horas por dia e cuidados com o pet.
O rol de serviços vai desde locação de salas de velório até buffet, bem como ajuda para repatriação do corpo, incluindo trâmites e burocracias para serviços aéreos nacionais ou internacionais.
O plano preventivo pode ser pago em até 48 mensalidades, é vitalício e aceita substituir beneficiários, como explica a diretora administrativa e operacional da Ossel, Regina Célia Alves Diniz.
De acordo com a executiva, neste ano já foram comercializados 4.297 planos preventivos até o momento, e em 2024 foram vendidos mais de 7 mil. Os preços partem de R$ 10,6 mil.
A empresa funerária Primaveras também oferece atendimento para o antes, durante e depois do ocorrido. Antes, por meio de planos funerários; durante, com os trâmites necessários e auxílio com a documentação, até o sepultamento ou cremação e, no após, por meio de grupos de apoio gratuitos, onde mensalmente acontecem reuniões online com uma psicóloga especialista em luto para ajudar as pessoas a passarem por esse momento delicado.
A gerente de marketing do Grupo Primaveras Bianca Navarro, explica que eles oferecem opções em planos funerários com formatos e preços diferenciados. O Essencial, por exemplo, é um plano de entrada onde o preço parte de R$ 2,33 por pessoa entre 31 a 40 anos. Ele engloba o traslado do corpo, urna, tanatopraxia com necromaquiagem, e atende em um raio de até 50 quilômetros da sede do Primaveras, que fica em Guarulhos, São Paulo.
“Esse plano é para atendimento em cemitérios municipais da região de Guarulhos, onde o enlutado não precisa depender somente do serviço da prefeitura, e conta com nosso acolhimento”, diz Navarro.
No caso da prefeitura de São Paulo, a orientação é que após o falecimento, o cidadão procure as agências indicadas (empresas funerárias que operam na cidade) para realizar a contratação dos serviços. Para isso, o munícipe deve estar munido do seu RG e os documentos da pessoa falecida, a seguir:
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.