Governo estuda financiar também obras das construtoras na faixa 4 do MCMV

Divulgação / CBIC

Clausens Duarte, da CBIC, diz que as contratações da faixa 4 ainda não chegaram a 10 mil; governo previa 120 mil ainda em 2025 - Divulgação / CBIC
Clausens Duarte, da CBIC, diz que as contratações da faixa 4 ainda não chegaram a 10 mil; governo previa 120 mil ainda em 2025

Por Circe Bonatelli, da Broadcast

redacao@viva.com.br
Publicado em 18/08/2025, às 13h10 - Atualizado às 13h11
São Paulo, 18/08/2025 - O setor da construção disse que o governo federal avalia financiar também as obras das construtoras e não somente a compra de imóveis pelas famílias dentro da recém-lançada faixa 4 do Minha Casa Minha Vida. O vice-presidente de habitação de interesse social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Clausens Duarte, contou que a medida ajudaria a acelerar as contratações dentro do segmento, que têm evoluído abaixo das projeções.
 Duarte lembrou que o governo previa contratar 120 mil moradias da faixa 4 ainda em 2025. Lançada em maio, a nova faixa ainda não chegou a 10 mil contratações, porém. "Então, está abaixo da curva esperada", citou, durante apresentação à imprensa realizada hoje pela CBIC para divulgar dados de lançamentos e vendas do mercado imobiliário. "O governo estuda flexibilizar financiamento para PJ na faixa 4 do MCMV para acelerar lançamentos", afirmou.
Leia também: Lançamentos do MCMV caem 15,5% e vendas sobem 11,9% no 2º trimestre
 O vice-presidente disse que a faixa 4 atende um público que estava ficando de fora do mercado imobiliário por não conseguir pagar as parcelas do financiamento em meio ao cenário de juro alto. Como resposta, as construtoras reduziram os lançamentos de projetos neste segmento ao longo dos últimos trimestres.
 "A faixa foi uma surpresa positiva, mas o setor não estava preparado. O volume de oferta para essa faixa estava reduzida", ponderou. "O setor recebeu de forma positiva a criação da faixa 4 e agora está trabalhado no desenvolvimento de produtos. A expectativa é que os lançamento e as vendas neste segmenta aumentem ao longo dos próximos 12 meses", disse.
 Ele destacou ainda que esse processo é dificultado pelo fato de as construtoras não contarem com juros subsidiados para projetos da faixa 4, ao contrário do que acontece nas demais faixas do MCMV, que oferecem financiamentos mais baratos tanto para quem constrói quanto para quem compra.

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Últimas Notícias