Fernando de Noronha, 08/11/2025 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta tarde que o meio ambiente e desenvolvimento econômico não são caminhos separados, mas precisam caminhar juntos.
Ao comentar os avanços nessa área o ministro citou o anúncio feito ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva da criação de um fundo nacional de transição energética, concentrando recursos arrecadados com a exploração do petróleo. De acordo com Silveira, com o fundo será possível "acelerar a transição energética no Brasil e dar também exemplo ao mundo de descarbonização das matrizes energética de mobilidade e transporte", que são grandes emissoras de gases de efeito estufa.
Sem nomear diretamente a exploração da Margem Equatorial, Silveira defendeu novamente que o País não pode abrir mão da soberania de poder conhecer as suas potencialidades naturais e suas potencialidades minerais. "São, inclusive, uma grande fonte de recursos, pra exatamente a gente acelerar a transição energética global", disse. Ele participa do lançamento da pedra fundamental de um sistema de geração renovável no arquipélago de Fernando de Noronha, a ser desenvolvido pela distribuidora local Neoenergia.
Nós não podemos abrir mão da nossa soberania, de conhecer os nossos potenciais de petróleo, os nossos potenciais dos minerais críticos
Silveira destacou também a necessidade de avançar no conhecimento e exploração do potássio. "Não podemos abrir mão da nossa soberania alimentar, por isso que nós temos que avançar, sim, em negociar com o meio ambiente, pra que a gente possa ter potássio, e não ser dependente de outros países", acrescentou.
Tornado no Paraná
Silveira também solidarizou-se com a população do Paraná, após o
tornado que atingiu o centro sul do Estado. Ele disse ter ordenando trabalhos voltados para restabelecer os serviços de distribuição de energia elétrica nas localidades afetadas pelo evento climático.
O ministro disse estar atento ao avanço do ciclone no Sudeste, de forma a dar previsibilidade aos serviços no setor elétrico.
O ministro participa neste sábado de lançamento da pedra fundamental de um sistema de geração renovável no arquipélago de Fernando de Noronha, a ser desenvolvido pela distribuidora local Neoenergia.
*A jornalista viajou a convite da Neoenergia